segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ardido do bem

                               Foto Pimentas do Roberto

Gosta de pimenta? Entenda os benefícios para o seu corpo.


Pimentas: quanto mais quentes melhor. Vista por muito tempo como vilã para a saúde, a pimenta foi retirada do banco dos réus pelos cientistas. Pesquisas recentes mostram que, se consumida com moderação, ela traz vários benefícios ao organismo. A substância química que dá ao condimento o seu caráter ardido é exatamente aquela que possui as propriedades benéficas. 


                               Foto Pimentas do Roberto

No caso da pimenta-do-reino, o nome da substância é piperina. Na pimenta vermelha, é a capsaicina. Ambas provocam a liberação de endorfina, o famoso hormônio que traz a sensação de prazer e bem-estar. O mecanismo é simples. Assim que você experimenta um alimento apimentado, a capsaicina ou a piperina ativam receptores sensíveis na língua e na boca. Esses receptores transmitem ao cérebro uma mensagem de que sua boca estaria pegando fogo. Tal informação gera, imediatamente, uma resposta do cérebro para salvá-la desse fogo: você começa a salivar, sua face transpira e seu nariz fica úmido, tudo isso com o intuito de refrescá-la.





Além disso, embora a pimenta não tenha provocado nenhum dano físico real, seu cérebro, enganado pela informação de que sua boca estava pegando fogo, inicia, de pronto, a fabricação de endorfinas, que permanecem um bom tempo no seu organismo. Quanto mais ardida a pimenta, mais endorfina é produzida. As substâncias picantes das pimentas ainda melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago, possuem efeito carminativo (antiflatulência) e propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, contribuindo para o combate à enxaqueca. 

Diferença entre pimenta-do-reino branca e preta.


                               Foto Taikô


A diferença entre a pimenta branca e a preta é o processo de produção, as duas são os frutos da mesma planta. A pimenta preta é produzida a partir de frutos ainda verdes, que são colhidos, fermentados por um curto tempo e secos. Já a pimenta branca é feita a partir de frutos quase maduros, deixados de molho para amaciar e fermentar a camada externa, que é retirada manualmente ou com os pés, e depois seca ao sol.


Na culinária

Devido à retirada da casca, a pimenta branca é menos aromática do que a preta. A pimenta-do-reino é utilizada nos cinco continentes em todos os tipos de pratos salgados, em alguns lugares é usada ainda em doces e em bebidas. As pimentas secas devem ser compradas inteiras e moídas ao usar para não perderem o sabor. 



A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito. Provérbios 29:2

Nenhum comentário:

Postar um comentário