domingo, 2 de outubro de 2011

Cassoulet (feijoada branca)




Há séculos, os franceses inventaram esse prato, que foi batizado por Cassoulet. Ganhou esse nome porque tradicionalmente era cozida em fogo baixo (ou ainda é) numa cassole, caçarola de barro. Dependendo da região da França pode haver variações das carnes e do seu preparo. Para nós, é necessário ingredientes de qualidade e preferências das carnes, obtendo uma preparação suculenta e caprichada. É necessário colocar o feijão de molho algumas horas ou na noite anterior, carnes magras e podendo acrescentar também coxinhas das asas de frango. No bouquet garni, utilizei ingredientes  acreditando ser uma bela combinação para a receita e que me agradam muito. Decore a mesa, coloque uma música para animar o momento e faça a festa com essa especialidade gastronômica.
Verifique as dicas de Wéll.

Ingredientes
2 colheres (sopa) de azeite de oliva                                       
2 dentes de alho amassado
1 cebola picada
2 gomos de lingüiça calabresa cortadas em rodelas
300g de carne seca cortada em cubos, demolhada  de véspera
300g de carne (coxão mole) cortada em cubos
4 costelinhas defumadas cortadas
2 tomates sem pele picados
2 cenouras cortadas em rodelas e cozida
2 batatas cortadas em cubos e cozida. (cubos grandes)
1 folha de louro
½ kg de feijão branco demolhado por 6 horas
1 bouquet  garni (tomilho, alecrim, canela em pau) opcional   
Água em quantidade suficiente.
Sal a gosto
Pimenta a gosto.








Preparo
Cozinhe as carnes e as costelinhas separadamente em panela de pressão. Reserve. Frite levemente as linguiças e despreze a gordura. Reserve.  




Cozinhe as batatas e cenouras “al dente”.  Reserve. Cozinhe o feijão branco com o louro e o bouquet garni*, deixando os grãos inteiros e macios. Reserve. Em uma panela funda, coloque o azeite, frite a cebola e o alho. Em seguida  junte os tomates e refogue. Adicione as carnes, costelinhas, linguiças, batatas e cenouras sem a água do cozimento.  Por fim o feijão juntamente com o caldo, acerte o sal e adicione pimenta a gosto.




Deixe ferver para incorporar os temperos  e sirva.




Rendimento: 10 porções

Informação nutricional (porção):
Energia: 390 kcal
Carboidrato: 38 g
Proteína: 29 g
Lipídeo: 12 g
Fibras: 6,8 g
Cálcio: 113 mg
Ferro: 5,6 mg
Zinco: 4,7 mg
Magnésio: 59 mg
Fósforo: 281 mg
Folato: 93 mcg
Vitamina A: 708 RE
Vitamina B3: 4,3 mg
Vitamina C: 12,7 mg


Dicas de Wéll: sirva esse cozido com um arroz branquinho ou com fatias de pão.




*O bouquet garni é um conjunto de ervas aromáticas destinado a temperar pratos e molhos em diversas receitas culinárias. Os ingredientes formam um bouquet amarrado com elástico ou linhas que possam entrar em contato com o alimento. O cozinheiro pode retirar o bouquet no fim do cozimento para servir o prato. Podem ser acrescidas variações de ervas.












Porque o Senhor dos Exércitos o determinou, quem invalidará? E a suas mãos está estendida, quem pois a fará voltar atrás? Isaías 14:27








Um comentário:

  1. Eitaaaaa...
    O melhor de tudo é o contexto, contando a história dos franceses e tals! E o outro é a calabresinhaaaaaaa..... que a dikitinha gosta, ãhn!?!?
    Rssss
    Ótima semana.

    BJS

    ResponderExcluir