segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ardido do bem

                               Foto Pimentas do Roberto

Gosta de pimenta? Entenda os benefícios para o seu corpo.


Pimentas: quanto mais quentes melhor. Vista por muito tempo como vilã para a saúde, a pimenta foi retirada do banco dos réus pelos cientistas. Pesquisas recentes mostram que, se consumida com moderação, ela traz vários benefícios ao organismo. A substância química que dá ao condimento o seu caráter ardido é exatamente aquela que possui as propriedades benéficas. 


                               Foto Pimentas do Roberto

No caso da pimenta-do-reino, o nome da substância é piperina. Na pimenta vermelha, é a capsaicina. Ambas provocam a liberação de endorfina, o famoso hormônio que traz a sensação de prazer e bem-estar. O mecanismo é simples. Assim que você experimenta um alimento apimentado, a capsaicina ou a piperina ativam receptores sensíveis na língua e na boca. Esses receptores transmitem ao cérebro uma mensagem de que sua boca estaria pegando fogo. Tal informação gera, imediatamente, uma resposta do cérebro para salvá-la desse fogo: você começa a salivar, sua face transpira e seu nariz fica úmido, tudo isso com o intuito de refrescá-la.





Além disso, embora a pimenta não tenha provocado nenhum dano físico real, seu cérebro, enganado pela informação de que sua boca estava pegando fogo, inicia, de pronto, a fabricação de endorfinas, que permanecem um bom tempo no seu organismo. Quanto mais ardida a pimenta, mais endorfina é produzida. As substâncias picantes das pimentas ainda melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago, possuem efeito carminativo (antiflatulência) e propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, contribuindo para o combate à enxaqueca. 

Diferença entre pimenta-do-reino branca e preta.


                               Foto Taikô


A diferença entre a pimenta branca e a preta é o processo de produção, as duas são os frutos da mesma planta. A pimenta preta é produzida a partir de frutos ainda verdes, que são colhidos, fermentados por um curto tempo e secos. Já a pimenta branca é feita a partir de frutos quase maduros, deixados de molho para amaciar e fermentar a camada externa, que é retirada manualmente ou com os pés, e depois seca ao sol.


Na culinária

Devido à retirada da casca, a pimenta branca é menos aromática do que a preta. A pimenta-do-reino é utilizada nos cinco continentes em todos os tipos de pratos salgados, em alguns lugares é usada ainda em doces e em bebidas. As pimentas secas devem ser compradas inteiras e moídas ao usar para não perderem o sabor. 



A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito. Provérbios 29:2

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Ninhos ao forno



Uma receita para o almoço de domingo, que neste dia de descanso, podemos perfeitamente surpreender pelo sabor, mas não perder a praticidade. Ao mesmo tempo, este é o dia de juntar a família, comer tranquilamente e curtir uma massa nada convencional, rápida e muito saborosa. Como eu tinha carne moída temperada, improvisei minúsculas bolinhas e cozinhei no próprio molho de tomate. Penso que, com tirinhas de filé refogada ou frango cozido desfiado, seria igualmente um prato maravilhoso. Elaborei uma receita não muito trabalhosa, para que com calma e carinho, você ainda possa curtir os filhos neste dia tão especial da semana. Selecione os ingredientes já! 



Ingredientes

½ litro de água
1 tablete de caldo de carne
1 ½ xícara (chá) de carne moída temperada
Molho de tomate (260 ml)
Sal a gosto
Macarrão tipo cabelo de anjo (250g)
1 copo de requeijão cremoso
Queijo parmesão ralado (50g)
Óleo para untar

Preparo

Em uma panela, ferva a água com o caldo de carne e reserve. Tempere a carne moída com sal, alho, cebola e salsa picada. Faça pequenas bolinhas e reserve. Ferva o molho de tomate, adicione as bolinhas de carne para cozinhá-las. Arrume os ninhos de massa em um refratário untado, um ao lado do outro. 




Em cada ninho coloque algumas bolinhas de carne e um pouco de molho. 




Em seguida, coloque 1 colher (sopa) de requeijão e polvilhe o parmesão.




Despeje cuidadosamente no refratário a água com o caldo dissolvido. 




Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio, pré- aquecido, por 20 minutos. Sirva em seguida. 

Rendimento: 3 porções (breve será publicada)

Informação nutricional (porção)

Dicas de Wéll: Utilize o molho de tomate de sua preferência. 
O caldo de carne pode ser substituído por caldo de legumes. 


Em paz também me deitarei e dormirei, porque só Tu Senhor, me fazes habitar com segurança. Salmos 4:8

Palmito: um ingrediente para toda hora





O palmito funciona como um curinga e tanto na cozinha. Na falta de champignon, por exemplo, use palmito para o arroz piamontês , ou para estrogonofe. Ele vai bem também em salada, sanduíches, pizza, molhos e como aperitivo. 








O produto é também bastante nutritivo, rico em proteínas e minerais como cálcio, fósforo e potássio. E tem pouquíssimas calorias, apenas 26 em cerca de 100 gramas. Ao ver gôndolas dos supermercados repletas de vidros de palmitos, de tamanhos, marcas e tipos diferentes, fica difícil imaginar que essa saborosa iguaria pode demorar até oito anos para amadurecer. Mas é verdade.




                               Foto Amadrastama



O palmito é extraído de um tipo de palmeira chamada palmiteiro, que pode ser de várias espécies. As mais conhecidas são as espécies Juçara, Açaí e Pupunha. Uma das grandes diferenças entre as diversas espécies de palmeira e consequentemente de palmito, é o tempo que levam para amadurecer. Enquanto o palmito da Juçara e da Açaí levam até oito anos para o amadurecimento, o da Pupunha leva no máximo três anos e, por isso mesmo, é o tipo mais presente no mercado. Outro fator que o torna tão popular é alta capacidade de conservação , pois ele não contém antioxidantes e, com isso, não escurece em contato com o ar.


GOSTO ADOCICADO

Mas não é só o tempo para amadurecer e a conservação que os diferem. O sabor também é característico de cada espécie. O Pupunha tem gosto levemente adocicado e mais suave do que do que os palmitos Açaí e Juçara. Independente da espécie, o palmito pode ser encontrado em conserva, o que ocorre na maioria das vezes, e também fresco, no estado natural. Seja como for, antes de consumir o produto é recomendável fervê-lo por cerca de 15 minutos, para evitar o perigo de contaminação por botulismo.Depois disso, ele estará pronto para ser degustado. O palmito é rico em nutrientes e com poucas calorias, ele combina com diversos pratos. 
(artigo exclusivo do Receitas da Família)



E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, Console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra. 2 Tessalonicenses 16,17.









quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Tabule de quinua



Algumas informações importantes sobre a quinua estão no post anterior. O que tenho a dizer aqui dessa receita diferente é que utilizei quinua ao invés do trigo, deixando esse tabule com maior valor nutricional, saboroso e com uma linda aparência. Vale à pena investir em mudanças, sair das rotineiras refeições, apostando na diversificação de ingredientes. Com isso trago-vos uma opção de salada, que acrescentei zatar e pimenta síria para temperar e acertei no sabor. Que delícia! Sinta-se a vontade para utilizar o que mais agradar-lhe ou seguir a receita. Tenha certeza de que também só com azeite, sal e limão você terá um prato saborosíssimo. Vamos tentar? 


Ingredientes

1 xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de quinua
Sal a gosto para cozinhar
1 pepino japonês em cubos
1 tomate sem sementes em cubos
1 cenoura ralada
2 xícaras (chá) de alface fatiada
Sal, azeite, salsa e limão a gosto para temperar

Preparo

Em uma panela, coloque a água para ferver. Quando abrir fervura, adicione a quinua e sal a gosto para cozinhar. Abaixe o fogo e cozinhe até ficar macia. Deixe esfriar. 




Enquanto isso, em uma tigela, misture o pepino, o tomate, a cenoura, a salsa e a alface. Junte a quinua fria e leve para gelar. 




Tempere na hora de servir. 




Rendimento: 2 porções de 250g

Informação nutricional (porção)


Energia: 148,4 kcal
Proteína: 4,6 g
Carboidrato: 28,7 g
Lipídeo: 1,7 g
Vitamina A: 820,9 RE

Dicas de Wéll: Lave, higienize e seque o pepino, tomate, cenoura, alface e a salsa. 

Porque a sua ira dura só um momento, no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Salmos 30:5

Arroz integral com quinoa e pera





Para quem ainda não conhece a “quinoa” e não experimentou esse cereal, saiba que é considerado um alimento completo por seu extraordinário valor nutritivo. Contêm aminoácidos essenciais, quantidades significativas de fibras, ferro, cálcio, vitaminas e proteínas se comparada a outros tipos de cereais. Esse super grão, pode ser utilizado em saladas, sopas, ensopados, etc. Uma preparação com arroz integral, cenoura e pera, resultou num prato nutritivo e muito gostoso.  Portanto está aqui minha sugestão com esse cereal sagrado, um dos melhores alimentos de origem vegetal para o homem. Está na hora de experimentar! 



Ingredientes

1 xícara (chá) de arroz integral
2 ½ xícaras (chá) de água
½ xícara (chá) de quinoa
1 cenoura cortada em cubinhos
1 pera portuguesa sem casca e sem semente cortada em cubos
1 colher (sopa) de azeite...
Sal a gosto
Salsa picada para polvilhar

Preparo

Em uma panela de pressão, coloque o óleo, o arroz, o sal e adicione a água. Mexa, feche a panela e deixe cozinhar e secar a água parcialmente. Abra a panela, junte a cenoura e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Em outra panela coloque a quinoa e apenas cubra de água, cozinhe em fogo baixo até que esteja macia.








É normal a quinoa soltar um fiozinho quando está cozida. Em seguida misture o arroz cozido com a cenoura, adicione os cubos de pera.








Acerte o sal, polvilhe a salsa e sirva.


Rendimento: 4 porções de 200g

Informação nutricional (porção)


Energia: 228,5 kcal
Proteína: 4,9 g
Carboidrato: 44,7 g
Lipídeo: 3,4 g
Vitamina A: 854,6 RE
Fósforo: 161,2 mg

Dicas de Wéll: A cenoura pode ser substituída por flores de brócolis ninja ou folhas de espinafre. 



Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias. Salmos 23:6.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Temperos para carnes



O tempero certo é a chave para o sucesso de uma receita. A carne de porco, peixe e frango precisam ficar de molho para pegar gosto (a famosa marinada). Tempere, portanto, com 12 horas de antecedência e deixe marinando sob refrigeração. Nunca exagere no alho e cebola na carne moída. Ela absorve facilmente os temperos, por isso a medida certa é importante. Sugiro seguir uma receita ou muito cuidado para não deixar sobressair, somente os temperos no seu prato. Veja o que combina com cada tipo de carne. 


Carne bovina: sal, pimenta do reino preta, vinho tinto seco, alho, cebola, alecrim, manjericão e orégano. 



Carne de porco: limão, vinho tinto seco, alho, tomilho, noz moscada, pimenta do reino e laranja. 




Frango: vinagre, vinho branco seco, sal, pimenta do reino branca, alho, cebola, sálvia, alecrim e orégano. 




Peixe: limão, alho, sal, pimenta-do-reino branca, alecrim, vinho branco seco, sálvia, mostarda, maracujá, gengibre e leite de coco. 




Carne bovina moída: alho, cebola, sal, limão, pimenta, zatar, pimenta síria, mostarda, orégano, salsa, cebolinha e noz moscada. 







Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. Sabendo que cada um receberá do Senhor, o bem que fizer, seja servo, seja livre. Efésios 6:7,8.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pão recheado



Nada mais agradável do que reunir a família ou os amigos para um papo agradável. Aproveitar e servir um pão que enfeitará a mesa e perfumará o ambiente. Também é uma oportunidade de exibir seu talento culinário preparando essa receita. Deixe sua inspiração fluir e crie um recheio para impressionar a todos, porque essa massa recebe bem muitos ingredientes. Depois é só regar com azeite para se deliciar, uma salada completa para acompanhar e sua bebida preferida para comemorar. Esse pão atraente vai abrir espaço no seu cardápio e você terá uma mesa bem servida. Pode acreditar! 


Ingredientes

Massa

½ tablete de fermento biológico
1 colher (sopa) de açúcar
1/3 de xícara (chá) de leite morno
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (café) de sal
1 ovo
3 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente
Óleo para untar

Recheio

1 cebola picada
3 tomates cortados em fatias
2 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto
1 xícara (chá) de mussarela picada
1 colher (chá) de orégano
1 gema para pincelar


Preparo

Dissolva o fermento com o açúcar e o leite morno, acrescente 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e misture bem. Cubra e deixe descansar por 15 minutos. Em uma tigela misture o restante da farinha de trigo e o sal, faça uma abertura no centro e coloque o ovo, a manteiga e a massa fermentada. 




Junte a farinha de trigo e o sal aos ingredientes do centro. Trabalhe a massa em superfície enfarinhada até que esteja macia e homogênea. Coloque em um recipiente untado com óleo, cubra e deixe descansar por 40 minutos.




Após esse tempo baixe a massa com as mãos e deixe crescer novamente por 15 minutos. Abra a massa em círculo e coloque sobre o fundo de uma forma (25 cm de diâmetro). 




Distribua a cebola e os tomates sobre a massa, regue com o azeite e polvilhe o sal. 




Salpique a mussarela e o orégano, faça cortes nas bordas da massa e dobre-as sobre o recheio. 




Pincele com gema e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos. Sirva a seguir. 







Rendimento: 8 porções 

Informação nutricional (porção):

Energia: 232 kcal
Carboidrato: 26,2 g
Proteína: 9,4 g
Lipídeo: 10 g
Fósforo: 107 mg
Folato: 71 mcg
Vitamina A: 224 RE
Vitamina C: 11,8 mg


Dicas de Wéll: Para cortar as bordas da massa, use uma tesoura própria de cozinha. 



Bem aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. Mateus 5:7.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Almôndegas recheadas a parmigiana



As almôndegas ganham uma transformação e ficam fantásticas. Ainda mais preparadas a parmigiana, ficam deliciosas. O arroz branco, pão italiano, um macarrão, uma salada ou até mesmo ervilhas tortas souté são ótimos acompanhamentos. Não precisamos de receitas gordurosas, com um novo modo de preparo podemos ter um belo almoço comendo muito bem. Vamos ficar distantes das frituras com uma opção mais acertada, levando as almôndegas ao forno. Por isso estou sugerindo esta preparação mais saudável, para termos um prato rico em nutrientes. Mostre seus dotes na cozinha, aceite a sugestão de cardápio e destaque seu talento. Nunca foi tão fácil ficar com água na boca! Comece a devorar essa receita... 


Ingredientes

500g de carne moída
1 cebola ralada
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de catchup
2 colheres (sopa) de molho de soja
150g de peito de peru picado
150g de mussarela picada
2 xícaras (chá) de farinha de rosca
1 ovo
Salsa a gosto
Margarina para untar e assar



Molho

2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola ralada
6 tomates processados e passados pela peneira
Sal a gosto
Manjericão fresco a gosto
150g de mussarela ralada

Preparo

Em um recipiente misture a carne, a cebola, o alho, o catchup e o molho de soja. Misture bem e acrescente o ovo, a salsa e a farinha de rosca até obter uma mistura homogênea. Divida em 15 porções, modele as almôndegas recheando cada uma com um pouco de peito de peru e mussarela. 




Passe-as na farinha de rosca e distribua em um refratário untado com margarina. 


Coloque um pedacinho de margarina em cima de cada uma e leve ao forno até ficarem douradas. Reserve. 


Molho: Coloque o azeite em uma panela e refogue a cebola. Junte os tomates, o sal e cozinhe até encorpar. 


Despeje o molho sobre as almôndegas, salpique folhas de manjericão e disponha a mussarela por cima. Leve ao forno médio 180°C pré- aquecido e deixe por 10 minutos ou até derreter o queijo. Sirva a seguir. 





Rendimento: 15 unidades 

Informação nutricional (unidade):

Energia: 198 kcal
Carboidrato: 13,9 g
Proteína: 17 g
Lipídeo: 8,3 g
Cálcio: 128 mg
Ferro: 2,3 mg
Zinco: 2,7 mg
Magnésio: 21,8 mg
Fósforo: 81,7 mg
Vitamina A: 78 RE
Vitamina C: 12,6 mg

Dicas de Wéll: Se preferir prepare seu próprio molho de tomate. 
Troque o peito de peru por presunto magro. 



Segundo é o teu nome, ó Deus, assim é o teu louvor, até aos fins da terra, a tua mão direita está cheia de justiça. Salmos 48:10.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Muffins de iogurte e chocolate



Conservamos um pouco do paladar infantil, louco por um bolinho para satisfazer o lado travesso que existe em cada um de nós. Mesmo já não sendo mais crianças, ao prepararmos essa receita, poderemos participar da festa com a garotada. Não é uma boa idéia? Uma massa assustadoramente fofa e macia por conta do iogurte, um leve gostinho de limão e o chocolate para agradar os pequenos. Em meio de brincadeiras e festa, teremos uma composição nutritiva e muito saborosa. A decoração dos muffins é por sua conta: granulados coloridos, coberturas que derretem na boca ou o que mais proporcionar alegria e diversão. Garanto, vai dar o que falar! 



Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
2 colheres (chá) de raspas de limão
1 pitada de sal
2 ovos
1 pote de iogurte
¼ de xícara(chá) de margarina derretida
1 colher (sopa) de chocolate em pó
Margarina para untar
Farinha de trigo para polvilhar

Preparo

Em um recipiente, misture a farinha, o açúcar, o fermento, as raspas de limão e o sal. 


Em uma tigela, bata ligeiramente os ovos, acrescente o iogurte e a margarina derretida e misture. 


Junte à mistura de farinha, mexa delicadamente.


Separe 3 colheres (sopa) da massa em outro recipiente e adicione o chocolate em pó. 


Coloque em forminhas untadas com margarina e polvilhadas com farinha de trigo, um pouco da massa branca e em seguida a de chocolate. 


Com um palito de dente, misture cuidadosamente para mesclar.


Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 25 minutos. 





Rendimento: 10 unidades de 50 g cada 

Informação nutricional (unidade):
Energia: 169 kcal
Carboidrato: 28,7 g
Proteína: 4,4 g
Lipídeo: 4,1 g
Fósforo: 62,2 mg
Vitamina A: 91,9 RE


Dicas de Wéll: Coloque as forminhas em uma assadeira retangular para levar ao forno. 
Utilize forminhas para empadas.
Decore os muffins com caldas de limão ou chocolate.
Acomode-os em forminhas de papel ou em caixinhas para servir.



Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1.