domingo, 13 de novembro de 2011

Queijos


                                Foto nutrição em foco


Popular em vários lugares do mundo, o queijo possui uma infinidade de sabores, formas e textura. Cada localidade desenvolve suas próprias variações, expandindo assim cada vez mais o número de opções desse alimento. Há centenas, talvez milhares de queijos no mundo. Aprenda a distinguir os principais e a usá-los de forma apropriada.




Curiosidade: Mussarela, muçarela, musarela ou mozzarella ? A correta grafia do queijo – A Academia Brasileira de Letras informa que as formas registradas oficialmente são: muçarela ou mozarela 




Queijos italianos:

Queijo Gorgonzola – É um queijo com veias azuis (fungos), feito de leite de vaca e sabor forte. Ele pode ser firme ou amanteigado, esfarelento e bem salgado. Usado em molhos, pastas e com torradas. 

Queijo Mussarela – A Mussarela é um queijo feito de leite de búfala ou de vaca. A de leite de vaca é firme e boa para pizzas e recheio de massas, como a lasanha. 

Queijo Parmesão – O parmesão é feito de leite de vaca coletado imediatamente após a ordenha e parcialmente desnatado pela gravidade. É usado ralado sobre vários pratos. Quando novo, é bom aos pedaços. 

Queijo Provolone – O provolone é um queijo de leite integral de búfala ou de vaca com uma pele macia, é forte e perfumado. Ele é produzido principalmente nas regiões da Itália da Lombardia e Veneto. Bom sozinho e em sanduíches. 

Queijo Ricota – O Ricota é um queijo fresco e leve. É um queijo feito do soro resultante da fabricação de queijos como mussarela e provolone. O ricota tem textura similar ao queijo cottage, porém consideravelmente mais leve. É apreciado como recheio de massas, em pastas e tortas doces. 

Mussarela de búfala - Vem em bolinhas na salmoura ou no soro. Bom ao natural e em saladas. 

Grana Padano – Parmesão de excelente qualidade. É usado ralado em massas e carpaccios. 

Pecorino – Parmesão de leite de ovelha. É usado em massas e fundamental no molho pesto. 

Mascarpone – É cremoso. É ingrediente de pratos salgados e doces, como o Tiramisù. 




Queijos franceses:

Queijo Roquefort – O Roquefort é um queijo do sul da França de sabor forte feito de leite de ovelha. É um queijo branco, esfarelento e levemente úmido, com veios característico de matriz azul.Esse queijo tem odor forte e sabor característico notável do ácido butírico. Roquefort não tem casca, e seu exterior é comestível e levemente salgado. Por ser macio, fica ótimo em molhos. 

Queijo Camembert – Camembert é um queijo macio, cremoso e tem uma casca de mofo – que se come. Seu nome vem da vila de Camembert . Quando fresco, o Camembert tende ser esfarelento e é relativamente duro, porém característicamente amadurece e fica com sabor forte quando envelhece. É excelente aperitivo. 

Queijo Brie – É um dos queijos franceses mais antigos. O Brie é um queijo macio – cremoso feito de leite de vaca. Seu nome vêm da província da França chamada Brie, da qual é originário. O Brie tem cor pálida e sabor forte. Bom com uva Itália, com torradas e em risotos. 

Queijo Chèvre – É macio e feito de leite de cabra. Com sabor e textura variados, é bom em saladas e pastas. 

Saint Paulin – É firme porém cremoso. Excelente em massas. 




Queijos ingleses:

Queijo Cheddar – O Cheddar é uma criação inglesa, embora muitos achem que seja americano. É um queijo amarelo pálido, firme, com sabor pronunciado. É originário da vila inglesa de mesmo nome. É ótimo em sanduíches. 

Queijo Cottage – O Cottage é feito com leite desnatado, tem baixas calorias, é uma coalhada de queijo com sabor suave. Ele é drenado, mas não prensado, então fica algum soro de leite. Cottage não envelhecido. Perfeito para sanduíches e pastas. 




Queijos holandeses:

Queijo Gouda – O queijo Gouda é feito de leite de vaca que é cultivado e esquentado até que a coalhada separe-se do soro. É macio e tem sabor suave. Muito usado como aperitivo. 

Queijo Edam – O Edam é tradicionalmente vendido como esferas com interior amarelo claro e camada vermelha ou amarela. Ingrediente fundamental do “molho quatro queijos”. Acompanha vinho tinto. 




Queijos suíços:

Queijo Emmental – Geralmente é conhecido apenas como queijo suíço. O Emmental é um queijo amarelo, duro, firme e com grandes buracos característicos. Ele tem um sabor picante mas não muito forte. Servido puro e no fondue. 

Queijo Gruyère - O queijo Gruyère é amarelo e feito de leite de vaca. Ele é duro, levemente salgado e picante. Quando totalmente maturado (três a doze meses) tende a ter pequenos e dispersos buracos. O nome vem da cidade de Gruyères na Suíça. Bom para gratinados, sopas e no fondue. 




Queijos brasileiros:

Queijo Prato – Invenção mineira boa para sanduíches e aperitivo. O nome se deve ao formato achatado. 

Requeijão – É uma pasta cremosa. Costuma ser servido com pães ou com doces. 

Catupiry - O requeijão brasileiro desta marca, mais firme, é famoso por seu uso em pratos salgados. Catupiry é uma marca (empresa) registrada de uma indústria que desde 1911 em Minas Gerais produz requeijão. 

Reino – Firme e redondo. É bom puro.

Minas - Pode ser curado. É servido com pão ou com doces. Com goiabada, faz o “Romeu e Julieta”. 




Outros :

Cream cheese – Queijo untuoso mas firme, espalhável, com alto teor de creme de leite que se obtem da centrifugação da coalhada. Pode ser natural ou adicionado de sabores. Muito consumido na Inglaterra, EUA e toda Europa. É usado em sanduíches, em patês ou como ingrediente para o cheese cake. 

Queijo Estepe -Originário das estepes russas, este queijo é fabricado a partir do leite de vaca. Apresenta uma textura semi-dura e massa semi-cozida, de cor amarelo-palha, com sabor frutado ligeiramente doce. Geralmente é consumido puro ou em molhos 4 queijos. Por ter uma textura fatiável, serve para compor sanduíches e aperitivos.
(Fonte: pesquisa)



E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra. 2 Coríntios 9:8.


Pescada com gengibre





Peixe é sinônimo de refeição saudável. No clima de mais saúde e menos gordura, a receita leva um gostinho especial do gengibre e suco de laranja. Imaginou? A farinha de trigo tem a função de encorpar o caldo da marinada, dando a textura de molho delicioso e aromático. Ficando mais perfeito ainda, as cores dos legumes que indicam as vitaminas, deixa o prato com um diferencial e destaque. Você terá uma opção com boa aparência, mais sabor e nutrientes. Pouca gordura e muita fibra garantem um cardápio equilibrado e traz benefícios a saúde. Portanto, teste essa receita.

Ingredientes

2 filés de pescada
1 dente de alho picado
1 xícara (chá) de suco de laranja
2 colheres (chá) de gengibre ralado
1 cenoura média cortada em cubinhos
1 xícara (chá) de ervilhas congeladas
1 colher (sopa) de farinha de trigo para empanar
Azeite para untar


Preparo

Tempere os filés de pescada com alho, o sal, o suco de laranja e o gengibre. Deixe nesse tempero por 20 minutos na geladeira. 




Cozinhe os cubinhos de cenoura e *escalde as ervilhas, sem deixar que amoleçam demais. Reserve. Retire os filés e passe-os na farinha. Reserve a marinada. Aqueça uma frigideira antiaderente, unte com azeite e grelhe os filés, dourando dos dois lados. Acrescente a marinada reservada e cozinhe por 5 minutos. 




Junte os cubinhos de cenoura e as ervilhas. Acerte o sal e desligue o fogo.




Rendimento: 2 porções


Informação nutricional (breve)




Dicas de Wéll: *Ferva 1 xícara (chá) de água com uma pitada de sal. Junte as ervilhas congeladas, deixe  por 3 minutos e escorra a água. Imediatamente prepare água gelada num recipiente e mergulhe as ervilhas por mais 3 minutos. Escorra novamente e utilize. Sirva a pescada com arroz branco ou purê de batatas.




Vede irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Hebreus 3:12.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Molho, polpa e extrato de tomate




Você sabe a diferença entre molho, polpa e extrato de tomate?

Molho: ele é ideal para todos os tipos de receitas. Sua consistência é mais líquida, podendo ser peneirado ou conter pedaços de tomate. Para fazer o molho em casa, bata no liquidificador tomates sem a pele, temperos e especiarias. 







Polpa: sem pele e sem sementes, a polpa é mais concentrada do que o molho, mas nem tanto quanto o extrato. É indicado para massas como lasanha e para pratos que necessitem de um gosto mais apurado do tomate. 






Extrato: feito a partir da polpa, ele leva outros ingredientes como açúcar e sal. Também conhecido como "massa de tomate", é o mais conhecido dos três tipos utilizados na culinária.








Como preparar um molho econômico e delicioso para fazer sucesso.


Selecione o melhor tomate
Os mais indicados para o preparo do molho são os pequenos e de forma alongada do tipo italiano. Prefira os bem maduros, que geralmente têm o sabor mais adocicado. Na hora da compra, escolha os mais firmes, com a cor vermelha viva, a pele lisa e brilhante, sem rachaduras e rugas.  Para preparar um molho com pedaços, basta lavar os tomates frescos, descascá-los, retirar as sementes e picá-los em pedaços miúdos. Já para um molho cremoso e espesso, bata a polpa no liquidificador.  Se preferir, use o tomate pelado, vendido em latas, no supermercado. É prático e dá um ótimo resultado. 


Acabe com a acidez!
Para o molho de tomate não ficar com sabor ácido, refogue-o com azeite,  se preferir, acrescente alguns pedaços de batata ou cenoura crua durante a fervura.  Outra dica é acrescentar uma pitada de açúcar ao molho no final do cozimento. 


Tempero é tudo!
Capriche no uso de especiarias e ervas para deixar seu molho ainda mais gostoso. Noz-moscada, manjericão, tomilho, orégano, sálvia, alecrim, salsinha, cebolinha e louro vão superbem. Para quem gosta do sabor apimentado, a sugestão é acrescentar uma pitada de pimenta calabresa. 


Acentue o sabor
Adicione o sal ao molho apenas depois de pronto. Se você colocar antes, o sabor do sal ficará acentuado durante o cozimento.  Refogue alho amassado e cebola picada em um pouco de azeite antes de acrescentar o tomate. Seu molho ficará com um sabor delicioso! Acrescente azeitonas picadas, alcaparras ou anchovas à sua receita e dê um toque de sofisticação à sua receita.  Para enriquecer o molho, junte rodelas de linguiça, frango desfiado ou cubinhos de carne.




Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Salada tropical com massa




O verão se aproxima e com os dias quentes, a necessidade de alimentos frescos e mais leves. Montei essa salada com meus ingredientes prediletos e que estavam disponíveis na dispensa e na geladeira. Não é necessário prender-se à minha sugestão e sim estar atento para que contenha carboidrato, folhas, frutas, proteínas e castanhas. Assim só precisará de um único prato, para fazer sua refeição em alto astral, isto é, coloridíssima. Servi-la com um molho de maracujá, ficará completa para ser o must da estação. Molho: 1 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado, 2 colheres (sopa) de azeite de boa qualidade, sal e pimenta a gosto e 1 colher (café) de mostarda. Bata todos os ingredientes com batedor de mão e leve para gelar. Depois é só alegria! 



Ingredientes

1 maço de alface americana
1 xícara (chá) de abacaxi cortado em cubos
1 xícara (chá) de palmitos fatiados
1 xícara (chá) de pepino japonês cortado em cubos
½ xícara (chá) de castanha do Pará picadas
1 xícara (chá) de melão em bolinhas
1 xícara (chá) de kani kama desfiado
1 xícara (chá) de tomates cereja cortados ao meio
100g de macarrão parafusinho
6 fatias de mussarela enroladas
Salsa picada para decorar

Preparo

Arrume em uma bandeja ou saladeira as folhas de alface e o palmito.




Os tomatinhos e o pepino.




O macarrãozinho cozido em água e sal e as bolinhas de melão.




Os cubos de abacaxi e as castanhas,




O kani kama desfiado e os rolinhos de mussarela. Salsa para decorar.




 Sirva com o molho de maracujá gelado. 

Rendimento: 2 porções

Informação nutricional (breve publicação)

Dicas de Wéll: Utilizei macarrão parafuso do menor tamanho. 
Fiz bolinhas de melão com boleador (instrumento que modela bolinhas de alimentos) ou pode ser picados em cubos também.  
Escolha a castanha de sua preferência. A mussarela também pode ser cortada em cubos. 




Porque o SENHOR será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados. Provérbios 3:26.