terça-feira, 29 de maio de 2012

Dicas para não esquecer


                               Bolo pão de mel




Posso substituir ?

Para manter a maciez e a fofura do bolo, o ideal é substituir apenas a metade da quantidade de leite por outro líquido, como leite de coco, bebidas de soja ou suco de frutas.



Como evitar que elas fiquem escuras?

Para evitar que frutas escureçam depois de cortadas, adicione às partes cortadas suco de limão ou até mesmo de laranja. Interrompem, temporariamente, a oxidação. 




                               Salada com frutas e verduras



Como desenformar ?

Para desenformar gelatina, mergulhe a base da fôrma por um instante em água fervente (aproximadamente 10 segundos). 



                               Pudim de goiaba com calda



Como dobrar o tamanho ?

Para dobrar a massa de bolo pronto (de caixinha); acrescente na hora de bater a massa, 1 colher (de sopa) de emulsificante para sorvete. Bata até verificar o dobro do volume e, depois, bata mais uns minutinhos. 




 Como tirar o cheiro desagradável ?

Para tirar o cheiro desagradável de fritura da cozinha; coloque meia colher (de chá) de canela em pó em uma frigideira seca em fogo baixo por alguns minutos. O delicioso aroma de canela perfumará todo o ambiente. 



                               Croquete de mandioca com recheio de queijo




Como inovar nas bebidas em dias frios ?

Acrescente 1 colher (de chá) de café solúvel ao chocolate em pó. Misture ao leite bem quente e sirva. Acrescente ao chá pedaço de casca de laranja. 




                               Rosca de coco, leite condensado, uva passa e nozes



Faltou ovo ?

Faltou ovo na hora de empanar ? Misture farinha de trigo com leite. Passe o ingrediente por esta mistura e depois na farinha de rosca. O empanado ficará tão saboroso quanto com o ovo. 



Dourado e pururuca ?

Para uma pele dourada e pururuca; esfregue na pele do frango um pouco de maionese antes de levá-lo ao forno para assar.

AS FOTOS SÃO DAS MINHAS PREPARAÇÕES


Medidas de segurança na cozinha



Não use avental de plástico e nem coloque panos e papeis perto do fogo.

Mantenha o cabo das panelas voltado para o centro do fogão.

Proteja as mãos com luvas térmicas ao fazer frituras e retirar panelas do fogão ou travessas do forno.

Para evitar acidentes com óleo e água quente, use um jaleco ou uma blusa de mangas longas.


Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23


domingo, 27 de maio de 2012

Hambúrguer de quinoa com legumes







A quinoa reina majestosa entre os grãos. Possui proteína de alto valor biológico devido aos aminoácidos essenciais presentes, possui fibras que estimulam o funcionamento do intestino e previnem alterações metabólicas, não contém colesterol e ainda conta com a presença de inúmeras vitaminas e minerais. Além disso, esse grão não contém glúten e lactose. Uma preparação com legumes em forma de hambúrguer é uma deliciosa opção e com destaque para uma refeição saudável. Invista nessa receita e conta-me depois...




Ingredientes

½ xícara (chá) de quinoa

2 xícaras (chá) de água

1 colher (sopa) de óleo

½ cebola ralada

1 abobrinha pequena ralada grossa

½ xícara (chá) de cenoura ralada grossa

1 gema

4 colheres (sopa) de farinha de rosca

1 batata sem casca cozida e amassada

Sal e cheiro verde a gosto




Preparo

Cozinhe a quinoa na água até que fique al dente. Escorra bem e reserve. 






Em uma panela, coloque o óleo e refogue a cebola até ficar transparente. Adicione a abobrinha e a cenoura. Refogue por mais dois minutos. 






Retire do fogo e misture a quinoa, a gema, a farinha de rosca e a batata. 






Tempere com sal e o cheiro verde. Divida a massa em seis porções. 






Com as mãos, achate-as, fazendo a forma de hambúrgueres. Em uma frigideira untada com óleo, grelhe-os até ficar dourados. Sirva a seguir.






Rendimento: 6 unidades de 70 g




Informação nutricional (unidade):

Energia: 94,4 kcal

Proteínas: 2,5 g

Carboidratos: 14,5 g

Gorduras totais: 2,9 g

Vitamina A: 217 RE

Fósforo: 73,3 mg




Dica de Wéll: Para modelar o hambúrguer leve a mistura para gelar. Sirva com couve flor e ervilhas tortas cozidas no vapor ou salada verde.




O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei. Salmos 28:7.

sábado, 26 de maio de 2012

Folar








É um pão português recheado com produtos defumados cortados em fatias largas ou em cubos. Sua preparação não é a de um pão enformado, se parece mais com um livro fechado. Na gastronomia regionalizamos as receitas, usando recursos, técnicas, ingredientes e a nossa criatividade. Com isso, fiz a montagem em uma forma redonda de fundo removível, conseguindo assim, um formato uniforme e uma aparência bonita. Podemos perceber que não foi utilizado sal na massa, para obter certo equilíbrio com o recheio. Esse pão eu presenteei com carinho meus amigos de sala (Ademir, Alisson, Ed, Guto e Israel) onde apresentaram extraordinariamente um seminário sobre “comida portuguesa” com certeza, regada ao vinho do porto. Parabéns mais uma vez. Ficou faltando o fado, não é meninos! (risos).





Ingredientes



Massa

40g de fermento biológico fresco

½ colher (sopa) de açúcar

½ xícara (chá) de água morna

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 colheres (sopa) de óleo

4 ovos

500g de farinha de trigo

1 gema para e azeite a gosto para pincelar




Recheio

½ xícara (chá) de bacon cortado em cubos

1 ½ xícara (chá) de linguiça calabresa defumada cortada em cubos

1 xícara (chá) de salame cortado em cubos

2 xícaras (chá) de presunto cortado em cubos

½ xícara (chá) de azeitonas pretas picadas




Preparo

Recheio: Em uma panela, leve ao fogo os cubos de bacon, mexendo até dourar. Escorra e reserve os pedaços fritos. Na mesma panela, coloque a linguiça e refogue, incorpore o salame, o presunto e a azeitona. Reserve.






Massa: Misture o fermento com o açúcar. Junte a água, o óleo, o azeite de oliva e os ovos, mexendo bem. Adicione a farinha aos poucos, misturando e trabalhando a massa. Se for preciso, adicione mais água ou farinha até obter uma massa macia. Polvilhe farinha em uma tigela, coloque a massa e deixe crescer até dobrar de volume.






Divida a massa em três partes. Em uma forma redonda alta, com 25 cm de diâmetro, coloque uma parte da massa aberta com um rolo e cubra com metade do recheio. Repita massa e recheio e a massa restante. Aperte bem as beiradas. Pincele com a gema misturada com o azeite de oliva e deixe crescer novamente. 






Leve ao forno, preaquecido em temperatura média, por cerca de 40 minutos ou até assar e dourar. Desenforme morno e sirva.






Rendimento: 10 pedaços de 100 g



Informação nutricional (pedaço):

Energia: 368,4 kcal

Proteínas: 14,9 g

Carboidratos: 39,3 g

Gorduras totais: 16,8 g

Vitamina B3: 2,7 mg

Vitamina E: 1,9 mg

Fósforo: 208,8 mg

Ferro: 1,7 mg

Zinco: 1,1 mg

Selênio: 12,4 mcg




Dicas de Wéll: Utilizei os frios que tinha em casa, escolha os seus de sua preferência. É interessante colocar as azeitonas pretas.




E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém. Apocalipse 1:5-6

terça-feira, 22 de maio de 2012

Quibe de batata recheado com carne







Quem cozinha todos os dias vive precisando de ideias, certo? Trago-vos uma ajuda, sugerindo essa receita interessante que combina perfeitamente com salada colorida ou de agrião. Com uma excepcional mistura de batata e trigo, onde a carne moída bem temperadinha e soltinha compõe o recheio bem nutritivo. Pronto, agora é só preparar esse quibe e reunir a família. Sirva um prato diferente que não vai sobrar nada nem para contar história!




Massa

1 xícara (chá) de trigo fino (para quibe)

700g de batata com casca

½ cebola ralada

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Sal e pimenta síria a gosto

1 colher (sopa) de requeijão




Recheio

1 ½ xícara (chá) de carne moída refogada com óleo, sal, e cebola a gosto.







Preparo

Lave o trigo, sem deixar de molho, deixe escorrer toda a água em uma peneira. Cozinhe a batata descasque. Passe no espremedor e misture com o trigo em uma tigela. Deixe descansar por uma hora. Junte o sal, a pimenta síria e a cebola ralada. Amasse. Adicione a farinha de trigo e amasse mais. 







Unte um pirex com óleo e forre com metade da massa. Disponha o recheio de carne moída preparada, o requeijão e cubra com o restante da massa. 






Asse até dourar e sirva.






Rendimento: 6 pedaços de 160 g



Informação nutricional (pedaço):

Energia: 221,6 kcal

Proteínas: 10,3 g

Carboidratos: 29,9 g

Gorduras totais: 6,7 g

Vitamina C: 36,8 mg

Fósforo: 165,4 mg

Ferro: 2 mg

Zinco: 1,5 mg



Dicas de Wéll: Se preciso, adicione mais farinha. A massa precisa ficar homogênea e seca, não muito dura. Acrescente uma colher (sopa) de azeite de oliva à massa.




O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. Salmos 18:2.

domingo, 20 de maio de 2012

Arroz doce moreno








Uma receita da minha querida mãe, com alguns segredinhos que nunca esquecerei por vê-la preparar na minha mocidade. Servia como sobremesa ou também no café da manhã e lanche da tarde, era ideal quente ou gelado. Atualmente está ultrapassado, sendo substituído por outras novidades da culinária moderna, igualmente deliciosas. Caramelizando o açúcar e adicionando o leite em pó, o resultado não é somente acrescentar cor como cremosidade ao doce. As casquinhas de limão e a canela em rama dão um aroma que me faz relembrar e reviver bons momentos... Por isso, a vontade de prepara-lo, de sentir o delicado sabor e deixar aqui registrado.




Ingredientes

1 litro de água

1 e 1/2 xícara (de chá) de arroz

1 litro de leite integral

1 xícara (chá) de açúcar para caramelizar

½ xícara (chá) de açúcar

4 colheres (sopa) de leite em pó

1 pitada de sal

Casquinhas de limão a gosto

Canela em rama a gosto




Modo de preparo

Cozinhe em 1 litro de água o arroz com o sal, a canela e casquinhas de limão.






Doure um pouco 1 xícara (de chá) de açúcar, acrescente o leite e, quando ferver acrescente o arroz cozido e mais ½ xícara (chá) de açúcar.









Mexa bastante. Acrescente o leite em pó dissolvido em ½ xícara (chá) de água morna mexendo até ficar bem cremoso.






Depois de frio leve para gelar.


Rendimento: 20 porções de 80 g


Informação nutricional (porção):

Energia: 110,5 kcal

Carboidratos: 19,5 g

Proteínas: 2,8 g

Gorduras totais: 2,4 g

Cálcio: 76 mg

Fósforo: 72 mg




Dicas de Wéll: Sirva quente ou gelado regado à canela em pó.




Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica.
Porque inclinou a mim os seus ouvidos; portanto, o invocarei enquanto viver. Salmos 116: 1-2.


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Aniversário







Nesse mês de maio, sagrados sabores completou um ano compartilhando receitas para o dia a dia. Quero muito agradecer a Deus em dar-me condições necessárias para cumprir minhas tarefas, inclusive a dedicação ao blog. Também aos meus leitores pelo prestigio e reconhecimento, obrigada de coração. Na verdade, o intuito é realmente tentar ajudar aos que se interessam por uma culinária dinâmica e para diversificar suas refeições. Com isso, valorizar sua alimentação, embora simples, porem nutritiva, colorida e gostosa. Deus abençoe a todos.




Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus. 
Salmos 62:7

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Abadejo ao molho de alcaparra e maçã







Um prato a altura de muitas comemorações: aniversário, jantar a dois ou dia das mães. Sou apreciadora desse peixe que é carnudo, saboroso e saudável. Também a cocção é bem rápida, evitando servi-lo ressecado ou desmanchando. O ideal é que fique consistente, mas cozido. Com isso, trouxe essa dica preciosa de presente, para ser preparada à sua “Mãe” nesse domingo especial... E não vá dizer que não sabe cozinhar, pois já vou avisando que a receita é muito simples! Assim, evita-se dela ir para a cozinha e ainda recebe todos os seus paparicos. Certo? Corra, ainda dá tempo! Ela merece esse carinho delicioso...



Ingredientes

300g de filé de abadejo

1 colher (sopa) de margarina

1 colher (sopa) de alcaparras

½ maçã vermelha com casca cortada em fatias finas

1 colher (sopa) de azeite de oliva

Sal a gosto




Preparo

Tempere o peixe dos dois lados com sal. Reserve. 







Lave a alcaparra numa peneira com água corrente e deixe escorrer. Derreta a margarina numa panela pequena sem deixar queimar. Desligue e junte o azeite de oliva e a maça em fatias finas. 






Assim que a maça murchar um pouco (sem quebrar) adicione as alcaparras. Misture com cuidado.






Em uma frigideira antiaderente leve os filés do peixe para grelhar. Quando estiver pronto, regue com o molho. 





Sirva com arroz ou batatas.



Rendimento: 2 porções de 150 g



Informação nutricional (porção):

Energia: 187,8 kcal

Carboidrato: 5,3 g

Proteína: 20 g

Gorduras totais: 9,6 g

Fósforo: 145 mg

Vitamina A: 126 RE

Vitamina B3: 7 mg




Dicas de Wéll: É importante lavar a alcaparra. A conserva nada mais é do que vinagre e sal. Acrescente mais azeite de oliva na hora de servir.


Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5: 17.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Qual é o procedimento correto para conservar carnes prontas? (Pesquisa)

                                Maminha recheada ao molho madeira





De um modo geral, todas as carnes podem ser congeladas depois de prontas. Somente não congele carnes preparadas com maionese, ovo cozido, batata ou creme de leite. Disponha a carne em um pote com tampa e mantenha no congelador por um período de até 3 meses. 





                                Filé de frango ao forno




Se você está preparando a carne já com intenção de congelar, tempere com sal marinho (encontrado nos supermercados) em vez de sal comum. Durante o congelamento, o sabor do sal é acentuado, deixando as comidas salgadas demais. Com sal marinho, isso não acontece. Outra opção é diminuir a quantidade do sal comum. 





                                Lombo recheado com ameixa e maçã sobre fatias de abacaxi




Quanto ao descongelamento, mantenha a carne na geladeira de um dia para o outro. Depois, aqueça para servir.



                                Peixe ao molho de maracujá e gengibre




ATENÇÃO: DEPOIS DE DESCONGELADA, A CARNE NÃO DEVE SER CONGELADA NOVAMENTE.




                                Polpetas recheadas ao molho




Dicas de Wéll: Não se esqueça de colocar etiquetas com o tipo da carne e a data nas porções para congelar.
AS FOTOS SÃO MINHAS, DE PRATOS QUE EU PREPAREI!



Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Mateus 7:20-21


domingo, 6 de maio de 2012

Muffin de seleta de legumes








Uma receita de muffin salgado, fofinho, com iogurte na massa e formando delicados pontinhos coloridos pelos legumes. Além de ser um charme, esses bolinhos são deliciosos para um lanche bem descontraído. Quentinho e servido com uma colher de requeijão cremoso, hum... Não dá para comer um só... Vamos lá! Prepare esse mimo para sua mãe, você irá criar um clima de aproximação com muito carinho. Feliz dia para todas as mães.




Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento químico

½ colher (chá) de sal

1 ovo grande

1 copo de iogurte natural

4 colheres (sopa) de óleo

200g de seleta de legumes

4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado




Preparo

Numa tigela, junte a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Em outro recipiente, misture com um garfo, o ovo, o iogurte e o óleo. Adicione à farinha e misture bem. Acrescente a seleta de legumes e o queijo. Distribua a massa em forminhas de papel, preenchendo 2/3 delas. Não se esqueça de coloca-las dentro de outras forminhas para empada. 










Leve ao forno pré-aquecido, sobre uma assadeira, por 15 minutos ou até dourar. Sirva quente.










Rendimento: 12 unidades de 50 g










Informação nutricional (unidade):

Energia: 104 kcal

Carboidratos: 13,8 g

Proteínas: 3,8 g

Gorduras totais: 3,7 g

Cálcio: 44 mg

Fósforo: 47,9 mg

Folato: 18,8 mcg

Vitamina E: 2 mg




Dicas de Wéll: Acrescente salsa picada à massa se preferir. Sirva os muffins com requeijão cremoso.




Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
Alegrai-vos co.m os que se alegram; e chorai com os que choram;
Romanos 12:12-14-15

sábado, 5 de maio de 2012

Stromboli








Stromboli é um pão italiano que leva diversos recheios como: pepperoni, manjericão fresco, alho cru, mussarela, brócolis, presunto cru (Parma) ou presunto cozido. Semelhante a uma pizza enrolada, permite comer sem prato e sem talheres, podendo ser servido como entrada ou acompanhado de salada. Na gastronomia temos liberdade em adaptar uma receita para a região onde vivemos. Com isso, o recheio escolhido foi a mussarela, presunto cozido, alho, um fio de azeite e folhas de manjericão fresco. Não deixando de causar uma explosão de sabores e surpresas ao assar, com o queijo extravasando, imitando as larvas de um vulcão. Para decorar, o sal grosso deu uma aparência especial e o alecrim um toque bem perfumado. Buon appetito!




Ingredientes




Massa

½ kg de farinha de trigo

200 ml de água

30g de fermento biológico fresco

10g de sal

50 ml de azeite de oliva

Pimenta a gosto




Recheio

150g de mussarela

150g presunto cozido

10 folhas de manjericão

1 dente de alho

Sal grosso e alecrim para decorar




Massa

Ponha a farinha e o sal num recipiente. Acrescente o fermento, a água e o azeite de oliva. Forme uma massa delicada e deixe descansar por 30 minutos à temperatura ambiente.




Montagem

Abra a massa até formar um retângulo de 30 cm x 40 cm. Espalhe a mussarela, o presunto, as folhas de manjericão e o alho picado em toda a extensão da massa. 










Enrole a massa e coloque numa forma untada com a extremidade virada para baixo. Usando uma faca, faça cortes profundos para que o queijo extravase durante o processo de assar, como num vulcão. Decore com sal grosso e alecrim.









Deixe a massa crescer até dobrar de volume e leve ao forno a 180 ºC-200°C durante cerca de 20 minutos.










Rendimento: 1 pão (10 fatias de 100 g)










Informação nutricional (fatia):

Energia: 286 kcal

Carboidratos: 37,2 g

Proteínas: 12,2 g

Gorduras totais: 9,9 g

Cálcio: 87,2 mg

Fósforo: 114 mg

Folato: 43,4 mcg

Vitamina B3: 1,7 mg

.

Dicas de Wéll: Utilize seu recheio predileto.


Na minha angústia clamei ao SENHOR, e me ouviu. SENHOR, livra a minha alma dos lábios mentirosos enganadora. Salmos 120: 1-2