terça-feira, 10 de julho de 2012

Salada de soja









A soja é uma leguminosa fonte de proteína e gordura vegetal para ser incluída na alimentação do nosso dia a dia. Também muito rica em elementos funcionais, é uma grande aliada das mulheres. Ameniza os sintomas da menopausa e diminui o risco de osteoporose. A soja gera muitos derivados usados na culinária, como o molho de soja (shoyu), o queijo tofu, a proteína texturizada, a farinha e o leite de soja, entre outros. Quando se trata da saúde, o grande prazer não é só para quem cozinha, mas também para quem vai saborear uma nova preparação. E, se tratando de um alimento tão importante que nos dá uma sensação de bem estar, vamos à receita da salada. Você gostaria de ver outras preparações com leguminosas publicadas aqui no blog?




Ingredientes

1 xícara (chá) de soja em grãos

1 colher (sopa) de manjericão fresco

1 xícara (chá) de tomate cereja cortado ao meio

1 colher (sopa) de azeite de oliva

Sal a gosto

1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado grosso

1 pé de alface lavado, higienizado e seco




Preparo

Em uma panela, ferva os grãos de soja com três xícaras (chá) de água, durante 5 minutos. Escorra e lave em água fria. Coloque a soja em uma panela de pressão com um litro de água, tampe e leve ao fogo. Após iniciar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 20 minutos, ou até que esteja macia. Apague o fogo, aguarde sair toda a pressão, escorra e deixe esfriar. 







Coloque a soja cozida em uma saladeira e junte os ingredientes restantes, leve à geladeira até o momento de servir. 




                                




Sirva sobre as folhas de alface.








Rendimento: 5 porções de 85 g




Informação nutricional (porção):

Energia: 155 kcal

Proteínas: 11,2 g

Carboidratos: 9,3 g

Gorduras totais: 8,1 g

Vitamina E: 6,5 mg

Folato: 104,4 mcg

Fósforo: 219,4 mg

Magnésio: 78,7 mg

Ferro: 4,3 mg

Fibras: 4,7 g




Dicas de Wéll: ATENÇÃO, para que os grãos de soja não fiquem amargos depois de cozidos, siga o procedimento do preparo acima. Acrescente mais azeite se desejar.




Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o SENHOR fez grandes coisas. Não temais animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força. E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia. E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de azeite. E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós. E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado. E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o SENHOR vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado. Joel 2:21-27.

sábado, 7 de julho de 2012

Bolo verde







Um café da manhã ou da tarde não é a mesma coisa se não tiver um bolo bem gostoso na mesa! São tantas opções que fica difícil escolher não é mesmo? Porem, independente de qual seja o sabor preferido, minha sugestão para seu café de amanhã é o irresistível bolo verde com cobertura cremosa. Aproveite as férias e prepare essa receita que leva um jeitinho que todo mundo gosta! Vou esperar você voltar aqui e deixar o comentário do seu sucesso. Combinado?


Ingredientes
1 xícara (chá) de óleo
4 ovos
1 copo de iogurte natural
1 gelatina sabor limão
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó


Cobertura
1 lata de leite condensado
½ xícara (chá) de suco de limão


Preparo
No liquidificador, bata o óleo, os ovos, o iogurte e a gelatina. Passe para uma tigela e junte a farinha de trigo e o açúcar. Misture bem e adicione o fermento mexendo delicadamente até ficar uma massa homogênea.







Coloque em uma assadeira untada e com o fundo forrado com papel manteiga também untado. Leve ao forno preaquecido até dourar. Retire e deixe esfriar.



                                          


Cobertura: Misture os ingredientes até obter um creme. Despeje sobre o bolo já frio e leve à geladeira por 30 minutos antes de servir.





Rendimento: 12 pedaços de 85 g






Informação nutricional (pedaço):
Energia: 345 kcal
Proteínas: 7,3 g
Carboidratos: 45,1 g
Gorduras totais: 15 g
Vitamina E: 9,5 mg
Fósforo: 76,9 mg
Selênio: 4,7 mcg


Dicas de Wéll: Coloque sobre a cobertura raspas da casca de limão para decorar.


Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Romanos 8:18.







quarta-feira, 4 de julho de 2012

Lasanha de espaguete






É praticamente impossível resistir a uma lasanha, principalmente quando preparamos com espaguete, molho a bolonhesa, molho branco e queijo, muito queijo... Não acredita? Pois para dar cara nova ao seu macarrão ou sua lasanha, selecionei esta receita em que a criatividade tem papel fundamental na refeição. Para provar que tudo é possível na culinária, mais prazeroso e completo, expresse sua opinião deixando seu comentário sobre esta preparação e o que mais lhe agradaria ver publicado nos sagrados sabores. Estarei esperando!

Ingredientes

Molho a bolonhesa
1 colher de sopa de óleo
250g de carne moída
½ cebola picada
1 dente de alho
4 xícaras (chá) molho de tomate
Sal e cheiro-verde picado a gosto

Molho branco
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara (chá) de leite
Sal a gosto

250g de macarrão espaguete
150g de mussarela
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo
Em uma panela coloque o óleo e frite a carne até dourar. Junte a cebola, o alho e deixe murchar. Adicione o molho de tomate, sal e cozinhe em fogo brando por 10 minutos. Tire do fogo, misture o cheiro-verde e reserve.







Para o molho branco, derreta a manteiga e frite a farinha por alguns minutos. Adicione o leite aos poucos e o sal mexendo sempre até engrossar.







À parte, cozinhe o macarrão em água e sal até ficar "al dente". Reserve.







Espalhe o molho vermelho reservado, coloque por cima o macarrão esticado, os molhos, a mussarela, terminando com o espaguete e o molho branco.








Polvilhe com o parmesão e leve para assar em forno médio, preaquecido, por 25 minutos ou até gratinar.





                                


Deixe descansar por 10 minutos e sirva.






Rendimento: 4 porções de 350 g

Informação nutricional (porção):
Energia: 660 kcal
Proteínas: 38,8 g
Carboidratos: 63,5 g
Gorduras totais: 27,8 g
Vitamina A: 252,8 RE
Vitamina B3: 4,3 mg
Vitamina C: 23,8 g
Vitamina E: 5,3 mg
Cálcio: 509 mg
Fósforo: 471,8 mg
Ferro: 3 mg
Zinco: 4,5 mg


Dicas de Wéll: Escolha uma carne magra para moer. Adicione uma pitada de noz moscada ao molho branco se desejar. Utilize o molho de tomate de sua preferência.


Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. Provérbios 3:12.