domingo, 23 de setembro de 2012

Escondidinho de espinafre








Quem às vezes não sente falta de ideia para preparar um jantar completo? Na dúvida, trago uma solução gostosa e rápida de fazer. Ainda mais com o espinafre, uma verdura que é rica em nutrientes como, por exemplo, sais minerais (ferro, fósforo e cálcio) e vitaminas (A e do complexo B). Possui um baixo teor de calorias, e é usado para fazer saladas, sopas, suflês, tortas, omeletes, patês e outros pratos. Agora, não há mais motivo para preguiça ou falta de criatividade! Vamos ao que interessa...




Ingredientes

1 maço pequeno de espinafre cozido no vapor

100g de batata cozidas e amassadas

2 colheres (sopa) de requeijão cremoso

2 colheres (sopa) de alho poro (a parte branca em fatias)

6 fatias de mussarela

½ colher (sopa) de óleo

Sal a gosto




Preparo

Em uma panela adicione o óleo, refogue o espinafre cozido no vapor com o alho poro, adicione sal e mexa por dois minutos. Reserve. Misture a batata cozida e amassada com o requeijão, acerte o sal e coloque no fundo de um refratário. 




                                         
                                         

Por cima, distribua o espinafre com o alho poro e cubra com as fatias de queijo.



                                         


 Leve ao forno rapidamente para derreter o queijo e sirva ainda quente.






Rendimento: 4 porções de 120 g



Informação nutricional (porção):

Energia: 160,3 kcal

Proteínas: 8,5 g

Carboidratos: 8,7 g

Gorduras totais: 10,2 g

Vitamina A: 470 RE

Folato: 80,3 mcg

Ferro: 2 mg




Dicas de Wéll: Substitua o espinafre por escarola e o alho poro por pedacinhos de bacon frito. Utilize outro queijo de sua preferência. Salpique orégano sobre as fatias de mussarela. 




Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. Lucas 7:47

.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Os indispensáveis da cozinha






O papel alumínio e o filme de PVC (ou filme plástico) são muito importantes para o armazenamento e a conservação dos alimentos com higiene e praticidade. O papel manteiga, depois que foi descoberto, tornou-se indispensável para a confecção de doces com perfeição e beleza. Já a balança auxilia na utilização de medidas exatas que garantem o sucesso da receita. Vamos conhecer mais sobre cada um deles? 



Papel alumínio




O papel alumínio é imprescindível na cozinha. Essa folha finíssima, vendida em rolos, protege alimentos ao assar ou estocar. Quando usada como cobertura para assados no forno convencional, é o lado brilhante que deve estar voltado para o alimento, pois reflete o calor e propicia um cozimento mais rápido e profundo. O papel alumínio também pode ser utilizado em embalagens, mas não é muito pratico no freezer, já rasga com o manuseio e não protege adequadamente os alimentos contra a perda de umidade. Seu uso também não é aconselhado no forno de micro-ondas, porque há risco de faiscamento. 


Filme de PVC: 




O filme de PVC ou filme plástico é utilizado para conservar o sabor natural dos alimentos no refrigerador ou freezer e impedir que fiquem com odores desagradáveis. Ele facilita a vedação e o armazenamento dos alimentos, com higiene e praticidade e pode ser usado diretamente sobre o alimento ou sobre pratos e tigelas. 


Papel manteiga: 




O papel manteiga é utilizado para forrar assadeiras e facilitar a retirada de alimentos das formas, ou para embrulhar alimentos que vão assar no forno. Apesar de não ser totalmente impermeável, é resistente à gordura e a cremes e por isso, pode ser usado para cobrir alimentos. Vendido em rolos ou folhas, pode ser facilmente encontrado em supermercados. 


Balança




A balança é um dos instrumentos de medida mais antigos que existe. Ela mede a massa de um determinado corpo e indica seu peso. Em uma receita, é muito útil para a medida exata em kg ou gramagem de cada alimento – o que faz muita diferença no resultado final da receita. Existem dois tipos de balança: a mecânica e a digital (mais exata). 






E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela. João 11:4. 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Bolo Kit Li Kat







Massa leve e incrementada com recheio cremoso, cobertura irresistível, morangos apaixonantes e o famoso Kit kat. Este bolo, outro exemplo de confeitaria, foi servido em uma ocasião muito especial, o aniversário da minha filha. É de dar água na boca e uma forma maravilhosa de preparação moderna. A escolha dos ingredientes foi bem seletiva. Com o clima quente, não deixou de faltar o chocolate, que por sua vez, contrabalanceou com a massa de pão de ló branco, o leite condensado cozido e uma fruta embriagante de tão linda. Beleza também põe a mesa. Capriche nessa ideia você também! 





Ingredientes

Massa

6 ovos

1 pitada de sal

6 colheres (sopa) de açúcar

6 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada

1 colher (chá) de fermento em pó



Recheio

1 lata de leite condensado



Cobertura

1 lata de leite condensado

1 colher (sopa) de margarina sem sal

3 colheres (sopa) de chocolate em pó

3 colheres de leite

2 caixas de morangos

6 kits kats

Fita para o laço



Preparo

Massa: Pré-aqueça o forno a 180°C. Na batedeira, coloque as claras com uma pitada de sal e bata até ponto de neve. Adicione o açúcar nas claras em neve, uma colher de cada vez. Agora adicione as gemas, uma a uma. Bata até que tudo esteja bem misturado. Fora da batedeira junte a farinha de trigo e o fermento em pó, aos poucos, e mexendo delicadamente. Coloque a massa em assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até assar. Depois que o bolo estiver pronto, espere esfriar e tire da assadeira. 

Recheio: Cozinhe a lata de leite condensado por 30 minutos após o inicio da pressão. Espere esfriar para abrir. 

Cobertura: Em uma panela misture todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela. O ponto é de brigadeiro mole. Os morangos devem ser lavados, higienizados e secos. 






Montagem: Corte o bolo ao meio. 







Coloque a primeira parte já no prato onde o bolo será servido e passe o doce de leite. Em seguida a outra parte do bolo. 






Depois de passar o brigadeiro em cima e em volta do bolo, comece a colocar os Kits Kats quebrados de dois em dois e cortados ao meio. 






Por fim, amarre com uma fita e distribua os morangos. 






Rendimento: 10 fatias 



Dicas de Well: ATENÇÃO para a colher (chá) de fermento. Se quiser pode colocar raspas ou confete de chocolate para finalizar a decoração. 

Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. 1 João 4:10.



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Polenta cremosa com bacalhau







Como é bom receber presentes, mas também cultivar bons sentimentos, valores e, claro, saborear deliciosos pratos. Esta receita é uma ótima oportunidade para variar suas preparações, mostrar à sua família o amor e prazer que envolve cozinhar com total dedicação, além de sabor incomparável. Como é bom preparar uma polenta na panela de pressão, cremosa e rápida, mas também, um molho de tomate espesso com pedacinhos de bacalhau. Ahh... Como é bom ter a graça de Deus, dos ricos alimentos, poder prepara-los e saboreá-los todos os dias. Como é bom...





Ingredientes

1 xícara (chá) de fubá fino

1 colher de óleo

1 litro de água

1 caldo de legumes

120g de pedacinhos de bacalhau

1 ½ xícara (chá) de molho de tomate

Sal e folhas de manjericão a gosto




Preparo: Coloque em uma panela de pressão o óleo, a água, o fubá e o caldo de legumes. Mexa até começar a engrossar, abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por 10 minutos. Deixe sair a pressão sozinha. 






Prepare o molho com as folhas de manjericão, cozinhe o bacalhau com pouco sal e escorra (utilizei  bacalhau dessalgado congelado). Em uma panela comum, refogue o alho e junte o bacalhau, mexa e acerte o sal se necessário, reserve. 



                                         


Despeje a polenta em uma travessa, adicione o molho e disponha os pedacinhos de bacalhau. Regue com azeite de oliva e sirva em seguida.






Rendimento: 4 porções de 250 g






Informação nutricional (porção):

Energia: 170,4 kcal

Proteínas: 7,8 g

Carboidratos: 23,6 g

Gorduras totais: 4 g

Vitamina E: 4,3 mg

Fósforo: 132,5 mg




Dicas de Wéll: Se preferir substitua o bacalhau por pedacinhos de frango refogado ou carne bovina. Adicione sal à polenta se necessário. Sirva também em pratos individuais. Uma salada acompanha bem o prato.




A graça do Senhor Jesus Cristo seja convosco. 1 Coríntios 16: 23.

domingo, 16 de setembro de 2012

Batata assada recheada com calabresa






A batata, que está sempre presente na mesa do brasileiro, é fonte de energia, carboidratos, vitaminas C e B em menor quantidade. É um alimento popular e muito gostoso, e pode ser preparada de várias maneiras, como esta receita que resultou em um belo acompanhamento. Portanto, para os fãs, aproveite e invista naquilo que mais aprecia e tire a prova dos sabores batata e calabresa com um toque de noz moscada. Vamos para a cozinha e bom apetite!




Ingredientes

4 batatas

50g de mussarela

50g de calabresa passada pelo processador

2 colheres de queijo parmesão ralado

1 colher de óleo

1/2 cebola picada

Salsinha, noz moscada e sal




Lave bem as batatas com casca e leve para cozinhar em água com sal, não deixe cozinhar muito para não arrebentar na hora de rechear. Tire da água e reserve.






Em uma panela refogue a cebola no óleo, acrescente a calabresa e tempere com salsinha e noz moscada. Reserve. 



                                     


Pegue as batatas e faça um corte na parte superior (com ela na horizontal) e retire um pouco da polpa de modo a fazer uma cavidade para colocar o recheio. Amasse ou passe no espremedor a polpa da batata, misture à calabresa refogada e acerte o sal. 



                                       


Acomode as batatas já recheadas em uma forma e cubra com papel alumínio para levar ao forno pré aquecido em 200° graus até que elas fiquem totalmente macias. 






Retire-as, espalhe os queijos e volte para o forno sem o papel alumínio por aproximadamente 10 minutos ou até o queijo estar bem derretido e dourado, depois é só servir!



                                       


Rendimento: 4 unidades de 150 g






Informação nutricional (unidade):

Energia: 221,9 kcal

Proteínas: 9,1 g

Carboidratos: 25 g

Gorduras: 9,5 g

Vitamina C: 51,3 mg

Fósforo: 158,9 g

.

Dicas de Well: Dê preferência por batatas de cascas lisas, com poucos pontos pretos. Para que a batata não perca seus nutrientes durante o cozimento, lave-a, sem descascá-la e sem cortá-la, leve ao fogo com água suficiente para cobri-la e só após o cozimento tire a casca e corte-a. CUIDADO para MANUSEAR a BATATA QUENTE. Se gostar poderá come-la com a casca após recheada.




Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do SENHOR. 2 Reis 20:5

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Tortas









Doces ou salgadas, as tortas são a opção ideal para as mais variadas ocasiões. Vão bem como prato principal, acompanhamento ou sobremesa. E sempre agradam a uma visita inesperada no meio da tarde. Vamos aprender um pouco sobre esse tipo de prato? Em seguida, é só escolher a massa, o tipo de recheio que mais combina com o momento desejado e esperar os elogios.






Principais massas






Uma característica que diferencia as tortas é o tipo de massa utilizado nelas. Confira os principais.



                                          




Sablée: Levemente adocicada e utilizada em tortas ou tortinhas doces.


Frola: também utilizada em tortas doces. Esse tipo de massa pode ir ao forno com o recheio, sem a necessidade de pré-assar. 



Brisée: De consistência delicada, é quebradiça e aceita vários tipos de recheios, salgados e doces.


Massa com biscoito: Muito prática de preparar normalmente usada com recheios que não precisam ir ao forno.


Massa farofa: Também de preparo prático, mas precisa ir ao forno.


Massa podre: Mais gordurosa do que as outras citadas, deve ser trabalhada delicadamente e é utilizada principalmente em empadas e empadões.


Massa folhada: Também rica em gordura e muito fácil de manusear depois de cozida, é utilizada com recheios tanto salgados quanto doces.


Massa de liquidificador: De preparo fácil e rápido, tem consistência fofa e é indicada para recheios sólidos, geralmente salgados.


Massa fofa: Semelhante à massa de bolo, utilizada com recheios e coberturas.



                                          







Há diferença entre tortas e bolos?


As tortas em geral, possuem massa crocante e recheio mais visível. Mas, em alguns casos, também podem ter a massa fofa, o que, às vezes, nos faz confundi-las com bolos. 


Como diferencia-las?


A torta é “um prato feito de farinha de trigo, gordura, ovos e água, recheada com misturas salgadas ou doces” e pode ser coberta ou descoberta e assada com ou sem recheio.


No caso da confeitaria, as tortas são consideradas doces mais finos, com decorações mais delicadas, como pedacinhos de frutas, chocolate, folhas douradas e chantilly, entre outros. A base das tortas é também mais baixa e normalmente é composta por biscoitos ou pão de ló.




                                          



Sugestões


Conserve as tortas na geladeira, principalmente se elas forem recheadas com cremes, ovos e pescados.


Nunca acrescente o recheio quente à massa. 


O grande segredo de uma receita está na proporção e na qualidade de seus ingredientes e na maneira de trabalhar a massa. Isso determina a co9nsistencia e a textura do prato depois de pronto.


Os líquidos mais utilizados para misturar com a farinha são o leite e a água. Em receitas em que for possível a escolha entre leite r água, opte pelo leite, que tem maior valor nutritivo e dá melhor aspecto e textura à massa.



                                          



Embora a manteiga seja muito usada, algumas receitas pedem óleo, margarina e outros. Não convém misturar gorduras diferentes na mesma massa ou fazer substituições, pois isso pode provocar alterações no sabor e na textura.


O fermento, químico ou biológico, é usado para que a massa fique mais leve e porosa, além de crescer. Deve-se seguir a quantidade e o tipo exatos deste ingrediente para adquirir um resultado fiel ao da receita.


Para que a massa não perca seu formato e não crie bolhas durante o cozimento, coloque uma folha de papel manteiga ou de alumínio sobre ela e distribua feijões crus sobre a folha. Assim que a massa estiver praticamente cozida, retire os feijões e o papel para que ela possa dourar.


Empadas, tortas e barquetes de massa podre devem esfriar antes de serem tirados das formas. 


Quando a torta assar demais sem que esteja completamente cozida, cubra com papel impermeável e deixe terminar de assar.


Para assar massa folhada, não unte e nem polvilhe a assadeira. Apenas molhe-a com água.








O homem de bem alcançará o favor do SENHOR, mas ao homem de intenções perversas ele condenará. Provérbios 12:2

domingo, 2 de setembro de 2012

Bolo (tipo) inglês de laranja







Esta receita faz parte da minha infância, quando tive o privilégio de usufruir da companhia de minha mãe e poder saborear seus deliciosos bolos. Ela me ensinava e dizia que um dia eu prepararia também. Há quem diga não ser chegado em preparações doces, mas esta delícia conquista até mesmo os que não se dizem “formigas” (risos). É uma maneira de realçar o sabor da laranja, uma fruta tão querida. Ainda digo mais, algumas receitas vem para ficar! Acredita?



Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato
1 ovo grande
1 xícara (chá) de suco de laranja
2 colheres (sopa) de óleo

Preparo

Numa tigela misture os cinco primeiros ingredientes. À parte bata ligeiramente com um garfo o suco de laranja e o óleo, até a mistura ficar cremosa. Misture tudo suavemente e coloque em forma para bolo inglês untada e enfarinhada.



                                       



Asse em forno médio 160°C até dourar. Sirva em seguida.




                                       



Rendimento: 8 porções de 65 g


Informação nutricional (porção):

Energia: 182,7 kcal
Proteínas: 3,9 g
Carboidratos: 33,9 g
Gorduras totais: 3,5 g
Vitamina C: 7,1 mg
Vitamina E: 2,4 mg
Fósforo: 94,5 mg


Dicas de Wéll: A receita pede um ovo grande ou utilize dois pequenos. Faça uma calda de laranja para obter um bolo mais molhadinho. Polvilhe açúcar de confeiteiro ou raspas da casca da laranja para decorar.


As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. Lamentações 3:22-23.