quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Massa com carne seca ao molho de vinho












A culinária é arte de modificar os alimentos tornando-os mais atraentes e digestivos. A gastronomia dá oportunidade de degustar delícias consideradas proibitivas ou não, mas não menos gostosas que a outra. Neste post, trago um exemplo de receita, que com certeza conquistará os apaixonados pela diversidade gastronômica. Seguir o passo a passo é fundamental para o sucesso final. Portanto, muita calma, separe todos os ingredientes que devem ser usados na receita para obter um serviço mais racional, organizado e rápido. Aos preparativos? Então vamos...









Ingredientes






250g de massa


1 colher (sopa) de margarina


½ cebola, picada


1 dente de alho, picado


250g de carne seca


3 tomates sem pele e sem sementes, picados


Salsa e sal a gosto


Molho: 1 colher (sopa) de margarina


1 colher (sopa) de farinha de trigo


½ litro de leite


¼ xícara (chá) de vinho branco


Sal e noz moscada a gosto


Queijo parmesão






Modo de preparo


Comece colocando a carne seca de molho por uma noite para tirar o sal. Troque a água de vez em quando. Cozinhe em panela de pressão com água suficiente para cobri-la por 1 hora. Retire a carne da panela e desfie. Numa panela média, aqueça a margarina, refogue a cebola e o dente de alho. Junte a carne seca desfiada e deixe refogar. Acrescente os tomates, ½ xícara (chá) de água, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Acerte o sal, tempere com a salsinha, mexa delicadamente e reserve. 






Molho: Numa panela média, aqueça a margarina e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente o vinho branco, acerte o sal, tempere com a noz moscada, retire do fogo e reserve.






Numa panela grande ferva dois litros e meio de água com sal e cozinhe a massa. Deixe cozinhar até ficar “al dente”. Escorra e acomode num refratário, espalhe por cima o molho ao vinho e o refogado de carne seca. Polvilhe queijo parmesão, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio 180ºC por 10 minutos. Retire o papel-alumínio, retorne ao forno para gratinar e sirva a seguir.





Rendimento: 4 porções







Dicas de Well: Também pode fazer camadas de massa, molho, refogado de carne seca, até terminar os ingredientes. A última camada deverá ser de queijo parmesão. Utilize a massa de sua preferencia. 





Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8: 37.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Entrada de tomatinhos, queijo e manjericão








Que calor! Chegou a hora de usar e abusar das frutas, verduras e legumes, que além de serem muito gostosos e saudáveis, possuem poucas calorias e ajudam a manter a forma. Para sair um pouco do básico e trazer sabores diferentes à mesa, trago um petisco interessante e refrescante, unindo tudo isso que disse acima. Com poucos ingredientes e molho de soja, esse mimo irá abrilhantar a entrada do seu jantar, ou poderá ser servido apenas acompanhado de um grelhado. Comece com essa receita, consuma alimentos mais leves para amenizar o calor e ajudar sua digestão. Aproveite! 



Ingredientes



Tomatinhos

Folhas frescas de manjericão

Queijo branco

Palitos de dente

Molho de soja


Preparo

Lave, higienize e seque os tomatinhos e as folhas de manjericão, reserve. Corte os tomatinhos ao meio e o queijo em cubos. 






Coloque metade do tomatinho, um cubo de queijo, outra metade do tomatinho, a folha de manjericão e por fim, prenda com palito de dente. 






Tempere com molho de soja e sirva. 






Dicas de Wéll: Substitua o queijo se desejar. Também utilize azeite na hora de servir. O molho de soja já contem sal. 



O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. Lucas 6:45.

domingo, 21 de outubro de 2012

Pãezinhos de maças







Doce na medida certa, um prazer saudável e que agrada aos olhos. Possui um sabor único e posso dizer que, criar o efeito deste pãozinho não é nenhum bicho de sete cabeças. Esta receita lembra vitrine de padaria onde há encontros, conversas e cafés. Também lembra que pão dá energia, deleita o paladar, e é comida para o corpo e alma. Transportando-nos para o mundo maravilhoso da confeitaria, quem não se sente atraído por um pão como este? Ficou com vontade? 



Ingredientes



Massa

2 tabletes de fermento biológico fresco

4 colheres (sopa) de margarina sem sal

1 xícara (chá) de água morna

2 ovos

1 xícara (chá) de açúcar refinado

6 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal



Recheio

2 colheres (sopa) de margarina sem sal derretida

1 xícara (chá) de uvas-passas escuras sem sementes

2 e ½ xícaras (chá) de maçãs descascadas e fatiadas finas



Glacê

2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro

4 colheres (sopa) de leite



Preparo



Massa e Recheio

Dissolva o fermento na água e junte o açúcar, o sal, a margarina, os ovos e, aos poucos, a farinha. Sove até ficar homogênea e deixe levedar por 1 hora ou até dobrar o volume. 



                                          


Abra a massa com um rolo na espessura de 0,5cm e recheie: espalhe a margarina, cubra com a maçã e salpique as passas. Corte a massa em quadrados e enrole cada um de ponta a ponta.



                                          


Deixe levedar por mais 1 hora e asse no forno médio pré-aquecido. Depois de assados e ainda quentes cubra com glacê.


 
                                         

Glacê 

Misture o açúcar de confeiteiro com o leite e utilize. 






Rendimento: 20 porções de 60 g 



Informação nutricional (porção):

Energia: 193,3 kcal

Proteínas: 4 g

Carboidratos: 34,6 g

Gorduras totais: 4,3 g

Fósforo: 66,8 mg

Ferro: 0,6 mg



Dicas de Well: Acrescente mais farinha se precisar. Adicione a farinha aos poucos, sempre misturando. 



Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou. Salmos 3:5.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Nhoque recheado com parmesão e azeitona







Excelente resultado para uma inovada receita, um pouco trabalhosa, mas um luxo para o paladar. Cada nhoque será um prazer inigualável, desde a sua preparação, apresentação, até à sua degustação. Receber os amigos para um jantar bem alegre e animado, nada melhor do que este prato para compor um menu leve e diferente. A massa é uma mistura de batata, farinha de trigo e farinha de trigo integral, o recheio de parmesão e azeitona preta. Um molho perfumado com manjericão e vocês irão aproveitar para arrasar! Pronto, no fim de semana, reúna os amigos mais chegados, invista nesta sugestão para servir bem seus convidados no maior capricho. Agora acompanhe a receita!




Ingredientes




500g de batatas cozidas

1 colher (sopa) de margarina sem sal e mais para untar as mãos

1 ovo

Sal a gosto

½ xícara (chá) de farinha de trigo integral

½ xícara (chá) mais 1 colher (sopa) de farinha de trigo

½ xícara (chá) de cubos de parmesão

1 colher (sobremesa) de azeitonas pretas picadas

2 xícaras (chá) de molho de tomate




Preparo




Cozinhe as batatas em água fervente até amaciarem. Tire do fogo, descasque e passe pelo espremedor. Depois que esfriar coloque a margarina, o ovo, e o sal. Acrescente as farinhas aos poucos misturando bem. Amasse até a massa se desprender das mãos e ficar boa para modelar. Se for preciso adicione mais farinha de trigo. Passe margarina nas mãos, abra uma porção de massa, disponha o parmesão e a azeitona e feche enrolando bem.



                                          


Coloque os nhoques numa superfície lisa e enfarinhada. Em seguida, leve-os a uma panela com água fervente, em fogo médio. Quando os nhoques subirem à superfície, retire-os da água com uma escumadeira e coloque-os em um escorredor. Reserve. 



                                          


Coloque os nhoques recheados numa travessa e despeje o molho quente por cima. Sirva a seguir.



                                         


Rendimento: 4 porções de 250 g






Informação nutricional (porção):

Energia: 338 kcal

Proteínas: 11,2 g

Carboidratos: 47,6 g

Gorduras totais: 11,5 g

Vitamina C: 29 mg

Fósforo: 228 mg

Selênio: 15 mcg




Dicas de Well: Trabalhe com a batata mais fria possível. CUIDADO na adição da farinha para não ficar um nhoque pesado. Substitua o recheio se desejar.




Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. 1 Pedro 3:10.

domingo, 14 de outubro de 2012

Pernil na cachaça com pétalas de cebola carameladas








Para ficar ainda mais saboroso, o pernil em uma versão diferente, vai ser o prato principal do seu almoço. Damos a ele uma boa dose de cachaça, o besuntamos com mel para deixa-lo bem atraente (dourado)! Uma sugestão irresistível, depois que passei por todas as etapas da preparação, sentindo o perfume exalando do forno e se espalhando para a casa toda. O processo de cozinhar a cebola por 10 minutos em fogo baixo auxilia na diminuição da acidez e faz com que fique delicadamente agridoce. Assim, obteremos uma carne suína com tempero completamente suave, macia e maravilhosamente deliciosa. Não perca essa oportunidade...




Ingredientes




600g de pernil

Sal a gosto

Suco de ½ limão

1 dente de alho espremido

¼ xícara (chá) de cachaça

1 colher (sopa) de mel

1 colher (sopa) de margarina sem sal

½ cebola média cortada em pétalas




Modo de preparo




Em uma tigela grande, coloque o pernil, tempere com o sal, o suco de limão, o alho, a cachaça e o mel, cubra e deixe tomar gosto, na geladeira, por 2 horas. Aqueça uma panela e doure o pernil (reservando o caldo do tempero) de todos os lados, selando a carne. 






Transfira para uma assadeira, regue com o tempero e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno quente (200 graus) por 30 minutos ou até a carne ficar macia. Retire o papel-alumínio e volte ao forno por mais 20 minutos, ou até dourar, regando com o próprio molho de vez em quando. Retire a carne da assadeira, disponha a margarina e a cebola em pétalas e leve ao fogo baixo mexendo por 10 minutos. 



                                          


Retire do fogo, disponha sobre a carne e sirva em seguida.






Rendimento: 4 porções de 110 g




Informação nutricional (porção):

Energia: 316,1 kcal

Proteínas: 30,5 g

Carboidratos: 5 g

Gorduras totais: 19,4 g

Vitamina B3: 8,6 mg

Fósforo: 297,4 mg

Zinco: 2,6 mg




Dicas de Well: Acrescente alecrim ao tempero da carne. Utilize a quantidade proporcional de carne para sua família e os temperos equivalentes.




Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 1 João 5:12.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Lasanha de frango e legumes com molho rosê








Não há como negar que a primavera é uma estação deliciosa e com paisagens coloridas. Nessa época, podemos aproveitar para consumir os muitos alimentos que se encontram em safra, ou seja, que estão sendo produzidos em maior e melhor qualidade. É aconselhável consumir legumes de preferencia em todas as refeições, por isso, escolhi uma preparação de frango com vegetais, especialmente interessantes. Com um super molho de tomate caseiro, onde acrescentando creme de leite e requeijão, deixei-o mais encorpado e cremoso. Legumes no vapor conservando toda a autenticidade de seus nutrientes e outros ingredientes formando uma combinação saudável e gostosa. Com a chegada desta estação tão alegre, que tal também caprichar nas cores do seu prato?




Ingredientes




1 colher (sopa) de óleo

½ cebola picada

1 dente de alho picado

½ xícara (chá) de couve flor

½ xícara (chá) de abobrinha

½ xícara (chá de cenoura)

½ xícara (chá) de vagem

1 ½ xícara (chá) de frango cozido e desfiado

Sal a gosto

370 ml de molho de tomate

½ xícara de creme de leite

½ copo de requeijão

½ pacote de massa para lasanha pré – cozida

1 ½ de queijo mussarela ralado

½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado




Preparo



Cozinhe ‘al dente” todos os legumes no vapor. Reserve. Prepare o molho de tomate. Reserve.



                                       


Em uma panela, em fogo baixo doure a cebola e o alho no óleo, adicione os legumes cozidos no vapor, o frango cozido e desfiado. Tempere com sal a gosto e reserve. Em uma tigela, misture o molho de tomate, o creme de leite, o requeijão e reserve. Em um refratário, intercale camadas de molho, massa, de refogado, de molho e de mussarela, terminando com mussarela. 



                                       


Leve ao forno médio, pré – aquecido, coberto com papel alumínio por 15 minutos. Retire o papel. Polvilhe o queijo parmesão ralado e deixe gratinar por 5 minutos antes de servir.



                                       


Rendimento: 4 porções de 300 g






Informação nutricional (porção):

Energia: 485,8 kcal

Proteínas: 27,2 g

Carboidratos: 43,8 g

Gorduras totais: 22,4 g

Vitamina A: 468,8 RE

Vitamina E: 4,4 mg

Fósforo: 325,4 mg

Ferro: 2,4 mg

Zinco: 2 mg




Dicas de Wéll: Aconselho utilizar a massa fresca para lasanha pré –cozida. Escolha o molho de tomate de sua preferencia. Substitua os legumes se desejar. Se preferir aumente a porção de queijo mussarela. CUIDADO com o sal em todas as etapas, para não obter um prato muito salgado.




Busquei ao SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Salmos 34:4.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Peixe grelhado com salada de rúcula e manga







Época de provas e seminários na faculdade, nada de combinações complicadas, sendo possível comer bem com o que se tem na geladeira. Por isso, fiz uma escolha acertadíssima, prática e deliciosa. Sabendo que a busca atual é por alimentação saudável e equilibrada, compartilho esta receita com vocês que precisam também realizar suas tarefas e não abrem mão de um prato nutritivo. Acreditem, é leve e gostoso. Espero que gostem!




Ingredientes

3 filés de merluza

Sal, alho e limão a gosto

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de margarina

½ maço de rúculas

½ manga em fatias

Azeite de oliva a gosto




Preparo

Tempere o peixe com sal, limão e alho a gosto. Deixe marinar em um recipiente tampado na geladeira. Lave, higienize e seque a rúcula. Lave a manga, tire a casca e corte em fatias. Passe o peixe na farinha de trigo.




                                       


Adicione a margarina em uma frigideira antiaderente e coloque o peixe para grelhar, deixando-o dourado. 



                                       


Em uma travessa, faça uma cama de rúculas, disponha as fatias de manga, e finalmente os filés de peixe. Tempere a salada com sal, limão e azeite de oliva na hora der servir.






Rendimento: 3 porções de 150 g



Informação nutricional (porção):

Energia: 197 kcal

Proteínas: 15,8 g

Carboidratos: 10,9 g

Gorduras totais: 10 g

Vitamina A: 172,7 RE

Fósforo: 192 mg




Dicas de Wéll: Escolha seu peixe predileto. Para deixar sua refeição ainda mais nutritiva e colorida, sirva com um arroz primavera.




O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate. Provérbios 15:13.