sábado, 1 de dezembro de 2012

Quiche de alho poro ao creme de queijo.







Recorremos à quiche em várias ocasiões. Como prato principal no jantar acompanhado de salada, como lanche para uma pessoa especial ou até o preparo de mini quiches para impressionar as amigas. Existem muitas opções de recheio, desde o sabor mais tradicional a algumas receitas criativas e saborosas. Em muitos momentos é preciso sugestões de preparo “zás-trás”, mas ao mesmo tempo especiais. Então, pensando em economizar tempo na cozinha, fiz esta preparação para receber algumas amigas que gostaram muito. Impossível resistir a esta delícia! 









Ingredientes


Recheio

1 colher (sopa) de óleo

1 alho poro grande fatiado

Sal e noz moscada a gosto

300g de ricota fresca esfarelada

3 ovos levemente batidos

1 lata de creme de leite

1 xícara (chá) de mussarela ralada

½ xícara (chá) de parmesão ralado



Massa

2 ½ xícara (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de margarina com sal

1 ovo

2 colheres (sopa) de água



Preparo

Recheio: Aqueça o óleo e junte o alho poro. Mexa até murchar. Retire do fogo e deixe esfriar. Acrescente os temperos a gosto, a ricota, os ovos, o creme de leite, a mussarela e metade do parmesão. Reserve.



                                     


Massa: Em uma tigela, misture a farinha com a margarina, o ovo e um pouco de água para dar liga. Deixe descansar por 30 minutos na geladeira, dentro de um saco plástico. Abra em uma forma de fundo falso com 27 cm de diâmetro e espalhe o recheio reservado. Polvilhe o parmesão restante e leve ao forno, preaquecido em temperatura média, por 40 minutos ou até dourar. Sirva.


                                     


Rendimento: 8 fatias 



                                   


Dicas de Well: Adicione a água à massa aos poucos, talvez não precise utilizar toda a medida descrita na receita. A massa precisa ficar macia e homogênea. 



Assim diz o SENHOR: Reprime a tua voz de choro, e as lágrimas de teus olhos; porque há galardão para o teu trabalho, diz o SENHOR, pois eles voltarão da terra do inimigo. Jeremias 31:16