sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Frozen iogurte com calda de cerejas frescas








Uma receita para quem aprecia iogurte e cereja fresca. Nada melhor para servir nos dias quentes do que uma sobremesa geladinha. Combinando o sabor das raspinhas de limão, a cremosidade do iogurte e o creme de leite, proporciona a mistura ideal, refrescante e saborosa. Há aquelas receitas que geram um verdadeiro frisson, exemplo disso, bolas muito bem combinadas deste frozen em contraste com a perfumada calda de cerejas. Vamos testar esta delicia?




Ingredientes

2 potes de iogurte natural

1 xícara (chá) de açúcar

1 lata de creme de leite

1 colher (sopa) de raspas da casca de limão




Calda

1 xícara (chá) de cerejas frescas sem caroço

½ xícara (chá) de açúcar




Preparo

No liquidificador bata o iogurte, o açúcar e o creme de leite. Misture as raspas de limão, coloque em um recipiente, cubra com papel filme e leve ao freezer por 6 horas no mínimo. Retire do freezer, deixe amolecer um pouco e bata na batedeira até dar consistência de creme. Cubra e leve novamente ao freezer até firmar. Faça bolas com o creme e sirva com a calda gelada.


                                     

Calda: Em uma panela, misture as cerejas picadas com o açúcar. Leve ao fogo e deixe ferver até dar ponto de calda. Depois de fria leve à geladeira.


                                       

Rendimento: 6 porções de 100 g




Informação nutricional (porção):

Energia: 301,3 kcal

Proteínas: 3,5 g

Carboidratos: 39,1 g

Gorduras totais: 14,5 g

Fósforo: 58,4 mg

Iodo: 16,5 mcg




Dicas da Well: Varie a calda, substituindo as cerejas por morangos, frutas vermelhas ou maracujá.




E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. João 6:35.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Cortes de frutas






Necessário no preparo de muitas sobremesas e saladas, o corte fica melhor quando seguimos com alguns segredinhos. 

Sobremesas e saladas com frutas são lindas, atraentes e mais saudáveis, pois contem vitaminas e nutrientes. Mas, para compor uma bela apresentação, é preciso caprichar no corte da maça, da manga, do kiwi ou de qualquer outro desses ingredientes especiais. 

É importante usar uma faca lisa e amolada, para que o corte saia bem exato. Tente também cortar pedaços quase idênticos, para conferir uniformidade à apresentação da torta, do bolo ou da salada. Para isso, firme bem a fruta sobre uma tábua lisa (só para frutas) e segure firme com a mão. 



Tipos de cortes

Pelo comprimento: Lave bem a fruta e corte-a em fatias pelo comprimento. Depois, corte cada fatia em tiras não muito finas.
 




Em fatias com casca: A casca pode deixar o efeito visual ainda mais bonito. Portanto lave e higienize bem as frutas. A carambola pode ser transformada em lindas estrelinhas se cortada em fatias.

 


Em quadradinhos: Algumas frutas ficam melhores quando cortadas em quadradinhos, como é o caso da melancia. Corte primeiro em tiras grandes e depois em quadrados. Aproveite para retirar as sementes. 





Dica: Para que maça e a banana não escureçam antes que sejam utilizadas na receita, pingue algumas gotas de limão ou de laranja sobre elas. O ácido das gotinhas inibe a ação da enzima que, quando em contato com o oxigênio do ar, as faz escurecer. 




O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10: 10,11.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Dicas e segredos para seu pão ficar uma delícia

                            Pão de forma






Nunca coloque toda a farinha pedida na receita, dependendo da temperatura e umidade do dia, do tamanho dos ovos e da qualidade da farinha essa quantidade pode ser excessiva tornando a massa firme demais (dura). 

A água ou leite que é pedido geralmente morno deve ter uma temperatura quase fria, nunca passando da temperatura do leite que damos aos bebês, pois se estiver um pouquinho mais quente ele destrói o fermento, e consequentemente a massa na vai crescer. 


                            Pão de mandioquinha


Os ingredientes para massas com fermento de pão devem estar sempre em temperatura ambientes, como os ovos, margarina, etc... 

Para crescer a massa, coloque-a em lugar fechado, sem vento e aquecido. Pode ser em forno comum já morno, mas com o fogo apagado, ou no micro-ondas; nesse caso, coloque a massa em vasilha tampada, ligue o micro-ondas na temperatura mais baixa, e ligue por 3 minutos. Após desligar, deixe dentro do micro-ondas mais 10 minutos e a massa já estará crescida. 


                            Pão italiano


Sempre tampe a massa para crescer, com a tampa hermética da vasilha ou um pano limpo ou em saco plástico. 

O velho truque da vovó, para saber se a massa está crescida, funciona sim, mas a bolinha de massa uqe se põe num copo de água deve estar no mesmo ambiente em que a massa estiver crescendo, exemplo: se a massa crescer no forno comum, o copo com a bolinha de massa tem que estar também dentro do forno. E a massa estará no ponto quando a bolinha subir à superfície. 


                                     Mini pão


Caso a massa doure muito rápido, termine de assar coberto com papel alumínio, sem apertar, sempre com a parte brilhante voltada para o alimento. 

Não deixe a massa esfriar na forma. Coloque em uma grade para que respire, senão o fundo fica mole e úmido.
 

                                     Bauruzinho


[Pronto, agora é só colocar a mão na massa. 





Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Mateus 5:6-8

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Pão com aveia







É uma boa receita prática, fácil e rápida para lanchar. Sendo a massa com a nutritiva aveia e uma deliciosa cobertura que lembra pizza. Eu utilizei somente queijo mussarela, tomate e parmesão, mas há outras opções de recheio como queijo branco, presunto magro em cubinhos, frango desfiado com palmito e ervilha ou mesmo atum e queijo. Gostou da ideia? Vamos conferir? 





Ingredientes:


Massa
2 tabletes de fermento biológico fresco
1 colher (sopa) de açúcar.
1 xícara (chá) de leite morno.
1 colher (sopa) de sal.
2 ovos.
½ xícara (chá) de óleo.
1 e ½ xícara (chá) de aveia em flocos regulares (Média).
3 ½ xícara (chá) de farinha de trigo.



Cobertura
2 colheres (sopa) de orégano.
1 xícara (chá) de queijo mussarela picado em cubos pequenos.
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado para polvilhar.
2 tomates sem pele e sementes picados em cubinhos.



Preparo

Massa
Em uma tigela dissolva o fermento no açúcar, junte o leite, o sal, os ovos e o óleo. Acrescente aos poucos a aveia e a farinha de trigo, misture até obter uma massa macia e homogênea e que ainda grude nas mãos. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 20 minutos. 


                                     

Cobertura
Misture todos os ingredientes e reserve.
 



Montagem: Com a massa já crescida, unte as mãos com óleo e vá espalhando a massa na forma já untada e enfarinhada. Leve para descansar um pouco, ela vai crescer novamente. Coloque a cobertura por cima polvilhando o queijo ralado e leve para assar por 25 minutos.
 

                                     

Rendimento: 8 porções




Dicas de Well: Acrescente manjericão, salsa e cebolinha para temperar a cobertura. 





Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Mateus 5:3-5

domingo, 13 de janeiro de 2013

Mini fricassê cremoso







Para sair do básico e trazer pratos diferentes, é bom investir em porções individuais como este mini fricassê que ilustra o post de hoje. Acompanhado de um arroz quentinho, ajuda aquecer neste friozinho em pleno verão. Guarde bem esta receita, que pode ser usada para festejar os momentos especiais ou um simples jantar com a presença garantida de uma salada. Aproveite a sugestão, pois cada refeição é uma oportunidade. 







Ingredientes




2 colheres (sopa) de margarina

1 cebola em cubos

1 ½ xícara (chá) de peito de frango cozido e desfiado

1 cenoura em cubos

1 lata de milho verde escorrido

Sal e salsa picada a gosto

2 tomates sem sementes em cubos

1 caixa de creme de leite (200g)

½ xícara de requeijão cremoso

4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

½ xícara (chá) de queijo mussarela ralado






Preparo




Em uma panela com a margarina, em fogo médio, refogue a cebola. Acrescente a cenoura e refogue por três minutos. Junte o milho, o frango, o sal, o tomate e refogue por mais três minutos. Adicione o creme de leite e o requeijão. 


                                     
                     
Tire do fogo, misture a salsa e despeje em cinco ramequins. Polvilhe com os queijos e leve ao forno alto por dez minutos. 


                                     

Sirva em seguida.
 



Rendimento: 5 porções 




Dicas de Well: Adicione pimenta se desejar. Acrescente champignon em lâminas se preferir. 





A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores. Provérbios 10:22

sábado, 12 de janeiro de 2013

Pão doce com ricota e coco







Quem disse que a ricota é para ser utilizada somente em dietas? Além de ter baixo teor de gordura e ser rica em proteínas, compõe pratos deliciosos e faz parte do recheio deste pão doce maravilhoso. Sabemos que não é um dos queijos mais gostosos, mas é saudável e agregada a outros ingredientes tem um resultado bem nutritivo. O que mais gosto neste pão que acabei de preparar, é que ele é meu! Faça já o seu... (risos). 





Ingredientes

2 tabletes de fermento biológico fresco

3 colheres (sopa) de açúcar

1 xícara (chá) de leite morno

4 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada

2 ovos

3 colheres (sopa) de margarina

1 colher (café) de sal

Recheio

2 xícaras (chá) de coco ralado

2 colheres (sopa) de leite

1 1/2 xícara (chá) de ricota amassada

1/2 xícara (chá) de açúcar

1/2 xícara (chá) de uva passa sem caroço

1 colher (café) de essência de baunilha

2 colheres (sopa) de margarina

1 gema

1/2 xícara (chá) de açúcar cristal

Margarina e farinha de trigo para untar


 Preparo

Dissolva o fermento em uma tigela com o açúcar e o leite. Junte 1 xícara (chá) de farinha de trigo e misture bem até ficar homogênea. Cubra a tigela e deixe descansar por 10 minutos. Acrescente os ovos, a margarina, o sal e o restante da farinha de trigo, aos poucos, e misture até que obtenha uma massa pegajosa. Coloque-a em uma superfície enfarinhada e trabalhe com as mãos até obter uma massa homogênea. Se for necessário, acrescente mais um pouco de farinha de trigo. Cubra a massa com um filme plástico e deixe descansar por 30 minutos ou até dobrar de volume. Para o recheio, hidrate o coco com o leite e reserve por 10 minutos. Misture em uma tigela o coco, a ricota, o açúcar, a uva passa e a essência. Reserve. 




Quando a massa tiver dobrado de tamanho, abra-a com o auxílio de um rolo, formando um quadrado. Passe a margarina na massa. Coloque o recheio na parte do meio, deixando uma borda de 10cm. 


                                     

Corte essa borda em tiras de 2cm de largura, sem atingir o recheio. Faça o mesmo com as 2 extremidades. Dobre as pontas para frente para fechar a lateral, pressionando bem os cantos para não vazar o recheio. Comece a trançar as tiras por cima, de modo que um lado se cruze com o outro oposto. Prenda as últimas tiras abaixo da extremidade dobrada, pressionando com o dedo para não se soltar. Deixe descansar por mais 30 minutos ou até dobrar de tamanho. Unte uma assadeira com margarina e farinha de trigo. 


                                     
       
Coloque o pão na assadeira, pincele uma gema e polvilhe açúcar cristal. Leve para assar em forno médio (180C) preaquecido por 30 minutos ou até dourar. Sirva em seguida. 


                                   

Rendimento: 16 porções 






Dicas de Well: Adicione a farinha aos poucos sempre trabalhando a massa. Sua consistência precisa ser homogênea e macia. 



Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Efésios 5:1-2

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Espetinho de filé mignon






Espetinhos que dão água na boca! Perfuma o ambiente, nos faz lembrar e matar a vontade dos grandes churrascos em família, de uma forma bem simples e caseira. O filé pode ser substituído por alcatra, cubos de frango ou linguiça de porco. Para acompanhar, um delicioso molho vinagrete, e eu que não sou boba, inclui um pãozinho para ficar completo. Simples assim... Quer ver? 







Ingredientes

150g de file mignon

2 tomates cereja

2 cebolas pequenas

Sal a gosto

Azeite para regar



Molho vinagrete

½ cebola

1 tomate

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de vinagre

1 colher (sopa) de água

Sal a gosto


Preparo

Monte os espetinhos, alternando cubos de carne, tomate e cebola. Tempere com sal. Aqueça uma grelha ou churrasqueira. Coloque os espetos e asse-os ate dourar. Se quiser, na metade do cozimento, regue cada um deles com um pouco de azeite para não ressecarem. 


                                     

Molho vinagrete: Misture todos os ingredientes numa tigela, tempere a gosto e sirva com os espetinhos ainda quentes. 




Rendimento: 2 unidades




Dicas de Well: Se preferir acrescente tiras de pimentão verde à montagem dos espetos. Ao vinagrete acrescente pimentão verde picado. Utilize pimenta da sua preferencia para temperar. 





E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre. E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer. Apocalipse 22:5-6

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Quiche de carne moída e legumes







Uma receita para variar a conhecida carne moída e ideal para qualquer tipo de refeição. Gostei da ideia de substituir a massa com farinha pela carne e juntar os legumes no mesmo prato. Utilizei chuchu e cenoura, mas a escolha de outros legumes proporciona um leque grande de opções, que com certeza fará o maior sucesso. Esta preparação é pequena, com rendimento para duas porções e pode ser perfeitamente aumentada para compartilhar gostosura e sabor. Não deixe para depois, aceite esta sugestão, a lista dos ingredientes estão aqui... E ai na sua cozinha!




Ingredientes




Massa

250 g de carne moída magra

1 colher (sopa) de cebola ralada

1 ½ colheres (sopa) de farinha de trigo integral

1 clara

Sal a gosto




Creme

1 gema

1 ovo

½ xícara (chá) de creme de leite

1 colher (sopa) de parmesão ralado

½ xícara (chá) de mussarela ralada

Sal e manjericão a gosto




Recheio

1 xícara (chá) de legumes de sua preferência, cortado em cubinhos, refogados




Preparo




Massa

Numa tigela misture a carne moída magra, a cebola ralada, a farinha de trigo integral, a clara e o sal. Forre o fundo e a lateral de uma forma de fundo falso untada com azeite, com a mistura de carne e leve para assar em forno a 250°C por +/- 10 minutos. OBS: Não deixe assar demais para não ressecar a carne.




Creme

Numa tigela misture a gema, o ovo, o creme de leite, o parmesão ralado, a mussarela ralada, sal e manjericão a gosto.


Retire a massa de carne do forno, distribua os legumes de sua preferência, cortado em cubinhos, refogados, cubra com o creme e leve ao forno a 250°C por +/- 10 minutos ou até dourar. Sirva em seguida


                                   

Rendimento: 2 porções de 250 g




Informação nutricional (porção):

Energia: 495,7 kcal

Proteínas: 43,7 g

Carboidratos: 17,9 g

Gorduras totais: 27,7 g

Fósforo: 450,5 mg

Zinco: 7,1 mg

Selênio: 25 mcg




Dicas de Well: Dobre os ingredientes da receita para obter mais porções.




Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará. Salmos 37:5.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Salada na casquinha de pão sírio









Uma salada fresquinha, em um pão fino e crocante, precisa fazer parte da nossa alimentação na estação mais quente do ano. Concorda? Por isso trago esta sugestão que, além de fácil de ser preparada, tem um acabamento bem apetitoso. Um complemento gostoso e rápido que pode ser incrementado com os seus ingredientes prediletos. Assim como foi prazeroso preparar este prato, espero que para você ele também seja fonte de prazer. Meu trabalho não teria sentido se não fosse apreciado por você.




Ingredientes

1 pão sírio

½ pepino picado

1 rabanete ralado

½ cenoura ralada

½ xícara (chá) de queijo mussarela ralado no ralo grosso

1 xícara (chá) de folhas de alface picadas

Sal, salsa picada, azeite e mostarda a gosto



Preparo

Com o auxílio de uma faca, abra o pão na lateral e separe-os em 2 partes. Coloque as 2 metades em recipientes refratários pequenos untados com azeite, para que elas tomem forma. Leve ao forno médio (180ºC) até o pão ficar firme e crocante. Reserve. 



                                   

Misture o restante dos ingredientes e sirva dentro das casquinhas de pão sírio.


                                   

Rendimento: 2 porções de 100 g




Informação nutricional (porção):

Energia: 105,9 kcal

Proteínas: 5,4 g

Carboidratos: 11,3 g

Gorduras totais: 4,4 g

Vitamina A: 594,5 RE

Selênio: 11,1 mcg




Dicas de Well: Se preferir acrescente requeijão cremoso ao pão e iogurte natural para temperar a salada.




Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. Gálatas 5: 22-23.