domingo, 24 de fevereiro de 2013

Pavê de chocolate








Bom mesmo é cozinhar para quem se ama. Preparar com carinho uma sobremesa preferida para quem está com desejo. Bom mesmo é a casa cheia, muita conversa e animação! Este pavê vem antes daquele cafezinho ou do cochilo gostoso após o almoço. Este pavê faz parte dos momentos felizes e especiais que passamos junto de quem amamos. Uma receita simples, mas que não deixa de impor sua presença importante aos amantes da confeitaria em geral. Bom mesmo é se deliciar com esta sobremesa bem acompanhada e muito bem acompanhada!




Ingredientes

2 latas de leite condensado

1 lata de leite (a mesma medida da lata)

2 gemas

2 colheres de amido de milho

2 colheres achocolatado

1 colher (sopa) de margarina sem sal

1 caixa de creme de leite

240g de biscoito de leite

½ xícara (chá) de leite para molhar os biscoitos 60 ml

1 colher (sopa) de rum




Preparo

Primeiro pegue uma lata de leite condensado, as gemas, o amido de milho e o leite. Coloque no fogo e deixe até que fique um creme. Reserve. Coloque a segunda lata de leite condensado com a margarina e o chocolate. Deixe no fogo até ficar um creme tipo brigadeiro. Desligue o fogo e junte com o creme de leite


   

                                     



Montagem

Coloque primeiro o creme branco. Em seguida, mergulhe os biscoitos no leite com o rum e coloque sobre o creme branco. Depois, coloque o creme de brigadeiro e alterne as camadas, finalizando com o brigadeiro. Deixe no refrigerador por 6 horas.




                                     




Rendimento: 14 porções de 100 g









Informação nutricional (porção):

Energia: 346 kcal

Proteínas: 7,2 g

Carboidratos: 49 g

Gorduras totais: 13,5 g

Vitamina A: 44,9 RE

Fósforo: 35,8 mg

Iodo: 8,6 mcg




Dicas de Well: Decore com raspas de chocolate ou morangos.




E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Antepasto de berinjela







No pão, na torrada ou mesmo para enriquecer uma salada, esta receita vai arrasar o paladar de quem aprecia este legume. Vale lembrar que “antepasto” é o que vem antes para atrair mais apetite, uma entrada, um petisco inicial. Como minha filha é fã de berinjela, preparei especialmente para ela. Espero que ela divida comigo! (risos).




Ingredientes

1 berinjela grande com casca

½ xícara de azeite

1 dente de alho picado

Orégano a gosto

1 colher (chá) de sal




Preparo

Fatiar as berinjelas e colocar de molho em água e vinagre por mais ou menos 20 minutos. Secar com um pano limpo. 






Dourar cada fatia em ambos os lados em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite. Se preferir, pode forrar uma forma com papel alumínio e levar ao forno quente e deixar assar até murchar. 






Misture o azeite com os demais temperos e depois faça camadas da berinjela com o azeite temperado em um recipiente de vidro. 






Deixe curtir no tempero de um dia para o outro. Dura até 30 dias na geladeira.






Rendimento: 4 porções de 65 g




Informação nutricional (porção):

Energia: 188,9 kcal

Proteínas: 0,9 g

Carboidratos: 5,4 g

Gorduras totais: 18,2 g




Dicas de Well: Acrescente ao tempero: manjericão fresco, alecrim e pimenta se desejar.




Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Mateus 6:9-13.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Formas








Sem as formas, o que seria dos bolos? Eles cresceriam no forno de maneira irregular, sem formato. Pode-se dizer que sem esses recipientes tão úteis, seria muito difícil deixar bolos, tortas e outros doces assados, com um aspecto tão uniforme e bonito. Existem formas de tamanhos variados, cada uma ideal para acolher um determinado tipo de preparo. Veja a seguir as principais e descubra para quais receitas elas são apropriadas.





Retangulares e redondas: Podem ser encontradas de diversas dimensões (grandes, pequenas, médias, com laterais altas ou baixas) e servem para tortas de liquidificador e bolos. Formas de lados altos são indicadas, em geral, para massas que crescem muito. As retangulares também vão ao forno com forminhas menores dentro, ou com água e outra forma no caso do banho-maria.
 





De aro removível e fundo falso: Adequadas principalmente para tortas e quiches. Facilitam na hora de desenformar, pois são desmontáveis. 






Forma de Tarte: É redonda e possui os lados baixos, que podem ser canelados ou não. Ideal também para tortas baixas e quiches. 






Forma de Tarte de fundo falso: Redonda, de lateral baixa, com fundo que se encaixa no aro. Ao empurrar para baixo, ficamos apenas com o fundo, que se desprende do aro. Também ideal para tortas, quiches e cheesecakes. 






De bolo inglês: Retangular, estreita e alta, serve para bolo tipo inglês e alguns tipos de pães. 






Forma de furo central: Redonda, com um tubo oco no centro. É utilizada para fazer bolos e pudins. 






Materiais: As tradicionais formas de alumínio ganharam variações interessantes nos últimos anos. Atualmente podemos encontrar formas de inox, silicone e refratário. As antiaderentes facilitam na hora de desenformar. 

Dicas

Antes de começar uma receita, verifique que tipo de forma ela pede. A forma certa é import6ante para o sucesso da receita. Formas de metal muito finas podem fazer sua receita queimar ou impedir o crescimento do preparo. Evite usa-las. Em geral, receitas de bolos pedem para que antes de despejar o preparo na forma, esta seja untada e enfarinhada. Não deixe de seguir essa orientação. 



Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. João 13:34