sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Bolo de Iogurte








Não precisamos nos cansar de pensar em novidades para variar o sabor do bolo para nosso café, não é verdade? A vantagem é que temos muitas opções com ingredientes comuns, e um toque aqui outro lá faz toda a diferença, transformando assim, numa preparação muito atraente. No caso desta receita, o iogurte, deixa o bolo com uma consistência bem fofa. Esta delícia fica pronta em pouco mais de meia hora, para degusta-la ao lado de quem se ama.







Ingredientes


1 copo de iogurte natural
2 copos de farinha de trigo
2 copos de açúcar
4 ovos inteiros
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 copo de óleo


Modo de Preparo


Bata bem todos os ingredientes no liquidificador, deixando o fermento por último. Despeje a massa em uma assadeira redonda, com furo central, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré-aquecido, à 180ºC (médio), até assar (ao enfiar no bolo um palito, ele deve sair limpo). Utilize o copo de iogurte como medida dos outros ingredientes. 



Rendimento: 10 porções







Vede irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Hebreus 3:12

Bolinho de bacalhau dourado







Em outras conversas neste mesmo espaço, sempre faço referência à família. Além da culinária, o bem estar dos nossos familiares e os cuidados com a alimentação também são importantes. O que proponho aqui é um prato de fácil preparo, saboroso, que inclui ingredientes de qualidade e com temperos que temos em casa. Desta maneira, apresento-lhes este bolinho de bacalhau dourado, um aperitivo para satisfazer toda a família no fim de semana. 




Ingredientes




1 colher (sopa) de azeite para refogar

½ colher (sopa) de alho

2 colheres (sopa) de cebola ralada

2 batatas médias cozidas, descascadas e amassadas (280 g)

1 ovo batido

1 xícara (chá) de bacalhau cozido e desfiado (200 g)

¼ xícara (chá) de farinha de rosca (30 g)

1 colher (sopa) de azeite

Salsinha picada, pimenta-do-reino moída e sal a gosto

Óleo para fritar




Modo de preparo




Em uma panela com o azeite refogue o alho, a cebola ralada até dourar. Transfira o refogado para uma tigela, adicione as batatas cozidas e amassadas, o ovo batido, o bacalhau cozido e desfiado, a farinha de rosca, uma colher (sopa) de azeite, salsinha picada, pimenta-do-reino moída, sal a gosto e misture bem até formar uma massa homogênea. Pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas e frite em óleo quente até dourar. Retire e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida.




Rendimento: 22 porções




Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Salmos 116:12

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Pappardelle de salmão com rúcula e nozes







Costumo dizer que esta massa é esplendorosa! É leve, macia e muito saborosa. Para quem é admirador de massa longa, com certeza ficará satisfeito com a receita de hoje. A suavidade do limão siciliano, envolvendo o salmão provoca suspiros na hora da degustação do prato. Sem falar da rúcula e das nozes, que inspiram requinte, e, para finalizar, estimulando ainda mais o apetite, o perfume do azeite. 









Ingredientes

800 g de pappardelle cozido

500 g de lombo de salmão em cubos

1 limão siciliano

3 dentes de alho laminado

100 g de tomate fresco em cubos

500 g de rúcula higienizada e seca

100 g de nozes picadas

Azeite a gosto

Sal a gosto



Modo de preparo

Tempere os cubos de salmão com sal a gosto e o limão siciliano. Salteie em azeite quente o salmão, o alho e o tomate. Junte a massa, envolva tudo, acrescente a rúcula e as nozes. Acerte o sal se precisar. Sirva com um fio de azeite. 


Rendimento: 10 porções




Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. Deuteronômio 6:5 

sábado, 4 de janeiro de 2014

Bauruzinho











Já falei aqui outras vezes da minha paixão por massas e porções individuais. Um delicado pãozinho recheado, que eu sempre saboreava em minha cidade natal, inspirou-me a preparar esta simples receita. Não é necessário utilizar água morna na preparação. Se preferir acrescentar queijo cremoso ao recheio, ficará ainda mais gostoso. Após pincelar a gema sobre os pãezinhos, polvilhar o orégano e o parmesão ralado, deixando-os assim, com uma boa aparência. Portanto, para o lanche da tarde ou para uma festa de criança, nada mais prático que o famoso bauruzinho.






Ingredientes

Massa



3 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 colheres (chá) de açúcar

1 colher (chá) de sal

1 tablete de fermento biológico (15 g)

1 xícara (chá) de água

¼ de xícara (chá) de óleo

1 ovo

1 gema batida para pincelar

Orégano para polvilhar

Parmesão ralado para polvilhar



Recheio

150 g de presunto fatiado

150 g de mussarela

2 tomates cortados em rodelas temperadas com azeite e orégano



Modo de preparo



Em uma tigela misture os ingredientes secos, a farinha, o açúcar e o sal. Acrescente o fermento, a água, o óleo, o ovo e misture bem. Trabalhe a massa até ficar homogênea. Acrescente mais farinha se necessário. Sove a massa, divida em 12 porções. Cubra e deixe descansar até dobrar de volume. Abra cada porção com um rolo e recheie com o presunto, o queijo e o tomate. Enrole e feche as pontas. Coloque em uma assadeira untada com óleo e deixe descansar por 20 minutos. Pincele a gema, polvilhe o orégano e parmesão. 









Leve para assar no forno preaquecido, médio por aproximadamente 30 minutos.










Rendimento: 12 unidades










Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação. Efésios 1:17